X PLENAFUP
abril 13, 2022
Petrobrás anuncia pagamento da quitação da PLR 2021 e metas para a PLR 2022
maio 5, 2022

A mudança já começou

Com 60% dos votos, a categoria petroleira elegeu a Chapa 2 Reage Petroleiro para a nova diretoria do Sindipetro-Caxias (2022-2025)

Este é o resultado de um trabalho de anos, construído em cada luta e no dia a dia da refinaria. É também uma resposta da categoria à gestão da Petrobrás.
Não aceitaremos mais intromissão da empresa no Sindicato, que é dos petroleiros e petroleiras! Mesmo com toda tentativa da gestão em atrapalhar a eleição, 1089 trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas compareceram às urnas.
Agradecemos a todos e todas pelo voto de confiança!

Resultado eleições 2022/2025

Cerimônia de posse

Em clima de festa, a categoria, junto com seus familiares, marcou presença na solenidade da cerimônia de posse da nova diretoria eleita que aconteceu no CEPE, no dia 09/04.
Estiveram presentes também membros de partidos políticos, sindicatos, centrais sindicais, além das direções da FNP e FUP. Entre eles, o presidente do SITICOMMM, Mazinho, a deputada Mônica Francisco, do PSOL e o pré-candidato à deputado estadual, Alessandro Trindade, do PT e o pré-candidato ao governo do estado pelo PSTU, Cyro Garcia. Também enviaram saudações os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Glauber Braga, e Talíria Petrone (PSOL-RJ), o vereador Tarcísio Motta (PSOL-RJ) e o presidente da CUT-RJ, Sandro Cezar.


200 pessoas se reuniram no CEPE para a cerimônia de posse


Uma nova direção para reconstruir o Sindipetro Caxias e o Brasil

O novo presidente do Sindicato, Marcello Bernardo, falou sobre a importância histórica da luta petroleira, em especial no momento difícil em que vivemos. Segundo ele, o resultado da eleição é um alerta dos petroleiros de Caxias a toda a categoria petroleira, e em especial às direções da FUP e da FNP, da necessidade da construção real da unidade para enfrentar os retrocessos, em especial neste ACT 2022 que se aproxima.

Fazendo um resgate da história das diversas gerações que construíram a REDUC, TECAM e UTE, ele prestou uma homenagem ao companheiro Ronaldo Tedesco, em nome dos trabalhadores desta geração que construíram as greves de 89 e 95, além do enfrentamento à ditadura e ao governo FHC, e que agora estão se aposentando.

E por fim, convocou todos para a luta:

“Tá na hora da classe trabalhadora petroleira e do Brasil levantarem a cabeça, porque nós temos uma tarefa de reconstruir o país, seja nas ruas ou urnas. Todos sabemos que para construir um projeto nosso, temos que nos impor. A Petrobrás não vai ser vendida! Vamos colocar a FAFEN-PR, em Araucária, pra voltar a funcionar! Vamos resgatar os direitos trabalhistas, dos aposentados, previdenciários, a juventude tem que voltar a ter futuro. Esse é o rumo do Sindipetro Caxias”

Unidade na luta: FNP e FUP participam da posse

Além de lideranças de fora da categoria, diversas lideranças petroleiras participaram do evento. A diretora da gestão anterior do Sindipetro Caxias, Andressa Delbons desejou uma boa gestão à nova diretoria, e se colocou à disposição da luta pela unidade junto à categoria. Os diretores do Sindipetro-RJ, Guilherme Silva, do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, do Sindiquímica-PR, Santiago Santos, da ASTAPE, Adelino Chaves, e o anfitrião do evento, Filipe Gonçalves, presidente do CEPE Caxias também prestaram suas saudações à nova diretoria.

O representante da FNP, Vinícius Camargo, falou sobre o trabalho incansável da chapa Reage Petroleiro que está nessa luta há anos em prol da categoria. “É um orgulho tremendo ver essa chapa tomar posse do Sindipetro Caxias. Essa chapa não chega aqui para fazer a greve ou construir a mobilização. Ela chega com autoridade de quem já fez e se provou na luta”.

O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, entregou o emblemático jaleco laranja com o símbolo da Federação ao novo presidente e deixou uma palavra sobre a necessidade da construção da unidade entre a categoria que foi dividida historicamente.
Destacando a importância do sindicato se manter filiado à FUP e também à Central Única dos Trabalhadores.

“Foi com a unidade da categoria petroleira que os trabalhadores e trabalhadoras enfrentaram a ditadura militar. Foi com a unidade que nós conseguimos participar do processo de redemocratização do nosso país”

Clarkson e Jiumar, presentes!

Emocionado, o diretor Fernando da Silva, fez uma homenagem póstuma aos companheiros de luta Jiumar, Sindipetro PA/AM/MA/AP e Clarkson, Sindipetro AL/SE, falecidos recentemente.
“Eles são figuras históricas da luta dos petroleiros e da classe trabalhadora. Com eles aprendi que a luta se faz na luta de classe. É assim que a gente muda as coisas”.
Ao final, em clima de festa, todos foram convidados para um almoço de comemoração com música ao vivo, no restaurante Dinas do próprio clube.

Assista a solenidade na íntegra