Negociação do ACT
TST responde a FUP sobre prorrogação do ACT
outubro 9, 2019

Após 57 anos José Américo vai se aposentar

Após 57 anos de serviços prestados à Petrobrás, o petroleiro José Américo, vai se aposentar da manutenção da REDUC.

Admitido em janeiro de 1962, mesmo ano da fundação do Sindipetro Caxias, Zé Américo é a história viva da Petrobrás. Esteve presente nas maiores greves dos petroleiros, em 95 e 2015. Sendo figura certa nas assembleias sindicais, mesmo que nem sempre concordasse com a posição da entidade. Américo também conta a história da criação do FGTS, criado pela ditadura, no ano de 1966, para facilitar demissões.

Ele aderiu ao fundo em 1971, abrindo mão do seu direito a estabilidade, mas garantindo seu emprego a época.

Se fosse por sua vontade, continuaria trabalhando na Refinaria. Nunca pensou em aderir aos PIDVs, quando teve oportunidade. Porém, o sr. Zé Américo sentiu na pele a postura do governo Bolsonaro, que ameaçou demití-lo por justa causa, mesmo depois de tantos anos de dedicação e trabalho. Por vezes, votou em assembleias contra a privatização da empresa junto com os ideais de justiça do Sindipetro Caxias. Esta entidade que fez seu último acordo com a Petrobrás, preservando o direito do trabalhador.

Esperamos encontrar com o Sr. Zé Américo nas reuniões mensais dos aposentados e pensionistas e desejamos sucesso nesta nova jornada de sua vida.