CIPA UTE: Discussão sobre câmeras de segurança, assédio e condições de trabalho é levantada em Inspeção e Reunião da CIPA

Inspeção de Área CIPA REDUC – 06/02/2024
fevereiro 20, 2024
Convocação Setorial UTE para discussão sobre instalação de câmeras e assédio moral
fevereiro 23, 2024

Leia aqui tudo sobre a Reunião da CIPA Inspeção dTermoRio

REUNIÃO DA CIPA DA UTE – 20/02

Realizada na manhã desta terça-feira, dia 20 de fevereiro, a Reunião de CIPA da UTE debateu sobre demandas de Saúde e Segurança da categoria. São eles:

CÂMERAS DE SEGURANÇA: A CIPA destacou em reunião a necessidade melhor o detalhamento do projeto de implementação de câmeras de segurança na unidade feito pelo setor de vigilância patrimonial da empresa (ISC) durante a Inspeção realizada no dia 19/02. A partir dessa requisição, o ISC prometeu uma reunião extraordinária com a CIPA UTE para apresentar o projeto. Hoje, a maior preocupação do Sindicato e da CIPA é que a gestão use as câmeras como ferramenta de assédio moral contra a categoria.

ALMOXARIFADO: Segundo a empresa, no total 8 ventiladores e umidificadores estão sendo comprados para o almoxarifado.

ESTACIONAMENTO: Foi prometido um projeto de estacionamento novo com ampliação de vagas.

ÔNIBUS: Falta de linha pública de ônibus para chegar e sair da usina. O tema das linhas descontinuadas foi tratado na reunião do Plano de Auxílio Mútuo de Campos Elíseos(PAM-CE), um agrupamento de empresas sediadas no bairro, juntamente com o corpo de bombeiros, criado para que as empresas se ajudem na prevenção e combate a incêndios e sinistros. Assim, em caso de incêndio em duas torres de resfriamento da UTE, o PAM-CE será acionado eauxiliará no combate. Será levada também para a Secretaria de Transportes de Duque de Caxias o tema da suspensão das linhas de ônibus.

UNIFORMES E EPIs: Na reunião anterior, a CIPA levantou o problema de acesso ao vestiário que passa por dentro da oficina. Na ocasião, foi sugerido a troca da porta de acesso para a parte externa do prédio. A empresa respondeu que irá criar um caminho segregado por grade, mudando o lay-out da oficina. Segundo a opinião da empresa, assim o descolamento dos trabalhadores será feito de maneira segura. Restou ainda uma dúvida sobre a incorporação ou não da sala da instrumentação ao espaço da oficina. Aguardamos a apresentação do projeto para sabermos se, de fato, garantirá a segurança necessária para a categoria. Há questionamentos principalmente quanto ao isolamento acústico do caminho.

Em breve divulgaremos mais informações sobre os temas abordados nos canais de Comunicação do Sindicato. Siga o Sindipetro Caxias nas redes sociais @sindipetrocaxias e entre no nosso canal de informes enviando ‘adicionar’ para 21 99663-9953 no WhatsApp.

INSPEÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA – 19/02

Nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, a UTE TermoRio passou com uma Inspeção para avaliar as condições de trabalho no local. O Sindipetro Caxias esteve junto da CIPA. Na ocasião dois pontos fundamentais foram abordados: o estudo para viabilização de mais pontos de hidratação e banheiro na Área Operacional; e o convite ao setor de vigilância patrimonial da empresa (ISC) para apresentar o projeto das câmeras de segurança.

Outros pontos analisados:

CONTAINERS: Nos containers da Bonifácio foram encontrados 7 desvios, um problema antigo da termoelétrica. Diante disso, um Registro de Ocorrência (RO) – feita pelo fiscal do contrato sempre que se deparaalgo de errado – foi aberto. No caso específico, além da RO, o relatório do Enfermeiro do Trabalho com os problemas encontrados e as recomendações feitas também foi anexado. A empresa tomou conhecimento e se mostrou disposta a resolver o problema.

HIGIENE: Falta pia e papel para lavar e secar as mãos. As toalhas estão armazenadas de maneira inadequada. Está em falta ainda grade para os pés no banho. Todos osproblemas na estrutura dos containers.

HIDRATAÇÃO: A CIPA indicará os locais para colocação de bebedouros e banheiros, a partir do estudo de viabilização já aprovado. Pedir para as disciplinas e os contratos para os locais de bebedouros e banheiros.

P2: O P2 está sem tem banheiro. Hoje a usina não tem preparo para atender a mão de obra que está na área. Os trabalhadores e trabalhadoras precisam se deslocar em grandes distâncias para ir ao sanitário.

VIGA I: É necessário drenar a Viga I para garantir a segurança da força de trabalho no local.

VIGILÂNCIA: O setor de vigilância patrimonial da empresa (ISC) da empresa propôs apresentar o projeto das câmeras de segurança.

No dia 4 de março está marcada nova reunião com a empresa para verificar o atendimento das pendências. Em breve divulgaremos mais notícias.