Diagnóstico da situação pandêmica na REDUC

Orientações gerais:
• Trabalhadores com reduções em seus salários/remunerações por causa do plano de resiliência da companhia precisam enviar mensagem pelo Whatsapp do jurídico do Sindipetro Caxias: 21 99439-2680, comunicando os reflexos e seu sindicato cobrar da empresa o cumprimento da ação ganha suspendendo o plano de resiliência;

• Trabalhadores com reduções em seus salários/remunerações por causa de recusas do setor médico dos atestados médicos precisam enviar mensagem pelo Whatsapp do jurídico do Sindipetro Caxias: 21 99439-2680, comunicando os reflexos e seu sindicato cobrar da empresa o cumprimento da doença ocupacional do COVID-19;

• Trabalhadores utilizem sempre suas máscaras dentro e fora da fábrica e as lave diariamente;

• O trabalhador não deve embarcar nos veículos com motorista ou passageiro apresentando sintomas do COVID-19. O trabalhador deve ligar para seu supervisor/coordenador solicitando outro transporte;

• Quarentena permanece até final de maio;

• Uma Emissão de PT por vez, recomendável até concluir e após sua baixa emitir outra. Não ocasionar espera com aglomeração de contratados para recebimento de permissões;

• O uso consciente do álcool em gel é fundamental pois há uma grande dificuldade de abastecimento pelo mercado a toda população. A higienização das mãos com o sabonete e água é eficaz e se houver essa possibilidade a utilize. Não utilize o álcool em gel para limpeza de teclados, mouses e móveis, utilize detergente e pano (Envie sua denuncia ao sindicato e CIPA se não houver esses materiais disponíveis em seu local de trabalho);

• As alterações no regime de trabalho, retiradas de adicionais e direitos, redução de salários, descaracterização da jornada de trabalho, estas e outras mudanças unilaterais, consagradas em ACT e desrespeitadas pela direção da PETROBRAS serão impetradas ações judiciais trabalhistas para garantir o direito do trabalhador como também denúncias ao MPT.
Orientações gerais na Reduc:
• As entregas presenciais de atestados médicos no período de 72hs no SESAO estão suspensas. Entregas serão por e-mail ou Whatsapp do setor;

• CONTATOS DO SOP para pedidos e reclamações de Refeição, Transporte e material de higiene e limpeza (Álcool em gel, sabonete líquido, panos Perfex, detergentes):
1. CHAVE – K1D6;
2. RAMAL P/ TRANSPORTE – 4094;
3. RÁDIO – FAIXA 5 (8H ÀS 16H);
4. SATS-SOT;
5. Ramal: 32728 (Antônio da COMRIO).

• O trabalhador não deve embarcar nos veículos com motorista ou passageiro apresentando sintomas do COVID-19. O trabalhador deve ligar para seu supervisor/coordenador solicitando outro transporte;

• Mudança na lotação dos veículos: As VANs do turno são 4 passageiros no máximo. As RTs são 2 passageiros no máximo. O trabalhador observando número superior estabelecido, ligar para seu supervisor e solicitar uma RT para levá-lo a empresa ou residência.
Casos de COVID-19 na Reduc:
Empregados Próprios

09/04/20: 03 casos confirmados e 16 suspeitos;

13/04/20: 14 casos confirmados e 23 suspeitos;

16/04/20: 26 casos confirmados e 30 suspeitos;

18/04/20: 38 casos confirmados e 30 suspeitos;

28/04/20: 51 casos confirmados, 32 suspeitos e 37 recuperados;

07/05/20: 67 casos confirmados e 40 suspeitos.

15/05/20: 84 casos confirmados.

19/05/20: 86 casos confirmados.

22/05/20: 101 casos confirmados.



Empregados Terceirizados

23/04/20: 01 caso confirmado e 22 suspeitos;

27/04/20: 15 casos confirmados, 22 suspeitos e 05 recuperados;

30/04/20: 24 casos confirmados, 33 suspeitos, 12 recuperados e 1 morte (COMAP)

07/05/20: 40 casos confirmados, 39 suspeitos e 1 morte.

15/05/20: 65 casos confirmados e 2 mortes.

19/05/20: 73 casos confirmados e 3 mortes.

22/05/20: 77 casos confirmados e 3 mortes.

Emissão de PT
19/03/20:
• Sindicato e CIPA recebem denúncias de aglomerações nas emissões de PT nos setores operacionais da REDUC. Frisamos a importância de uma emissão de PT por vez, recomendável até concluir e após sua baixa emitir outra. Os operadores da unidade precisam orientar os contratados a não se agruparem em espera de PTs.
O sindicato solicita a todos emitirem apenas PTs que garantam a segurança dos trabalhadores nas operações industriais preservando a integridade dos equipamentos para a continuidade operacional das unidades.

23/03/20:
• Sindicato e CIPA continuam recebendo denúncias de aglomerações nas emissões de PT nos setores operacionais da REDUC. A gerência tomará as medidas mas sem assédio ou qualquer forma de intimidação, frisamos que o diálogo respeitável e constante com os trabalhadores é a única forma para conscientizar e estabelecer a organização para prevenção contra o COVID-19 e voltamos a frisar a importância de uma emissão de PT por vez, recomendável até concluir e após sua baixa emitir outra. Os operadores da unidade precisam orientar os contratados a não se agruparem em espera de PTs.

O sindicato solicita a todos emitirem apenas PTs que garantam a segurança dos trabalhadores nas operações industriais preservando a integridade dos equipamentos para a continuidade operacional das unidades.

26/03/20:
Sindicato recebeu mais denúncias de aglomerações nas emissões de PT nos setores operacionais da REDUC. Sugerido a gerência estabelecer um diálogo constante com os trabalhadores envolvidos sobre a importância no afastamento de um trabalhador e outro impedindo as aglomerações na emissão/baixa de PTs além das instalações de avisos sobre esta orientação de 1 PT por vez e a operação coordenar a organização das PTs. Orientação do Sindicato: Uma Emissão de PT por vez, recomendável até concluir e após sua baixa emitir outra.

O Sindicato lembra:
“TQ-7510, 18/03/16: Durante a parada de manutenção do tanque um empregado da Estrutural, Maurício Luís Ferreira, de 39 anos, sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau nas pernas e parte do braço direito ao escorregar em uma canaleta quando carregava tubulações de andaime que seria montado junto ao tanque. Operador responsável seria demitido pois não estava presente, atendendo outra PT. O sindicato impediu a demissão e converteu a punição para uma suspensão de 5 dias”.
Trabalhadores Terceirizados:
16/03/20:
• Empresa NM Engenharia com mais de 700 trabalhadores somente liberou 50 desses para casa (home office). Reforçado a necessidade de mais trabalhadores em quarentena e de práticas para redução de contágio nos canteiros de obra.

19/03/20:
• Empresa NM Engenharia liberaram mais 30 trabalhadores, totalizando 80 até o momento, para as atividades em Home Office. A empresa possui de 700 trabalhadores no total. Reforçamos a necessidade de mais trabalhadores em suas casas em quarentena mantendo seus salários integralmente e de práticas para redução de contágio nos canteiros de obra. Os representantes da empresa informaram que aplicaram dois turnos: 07h00 às 17h00 e 12h00 às 22h00 e com esta divisão reduziu a aglomeração de trabalhadores no dia a dia de trabalho. E os ônibus estão com capacidade reduzida de passageiros para os canteiros de obra e refeitório. O representante dos trabalhadores terceirizados, presidente Mazinho do SITICOMMM, será convidado a participar das futuras reuniões.

23/03/20:
• Os ônibus com os terceirizados ainda circulam cheios. Os representantes das empresas questionam a denúncia mas vão averiguar o ocorrido;

• Os Vestiários das contratadas nas refinarias precisam de limpeza constante em cada turno de trabalho. Como também aumentar o número de vestiários para prevenção do contágio. E disponibilidade em seus locais de circulação e trabalho de álcool em gel;

26/03/20:
• Presidente Mazinho (SITICOMMM) informou aos presentes das grandes dificuldades dos trabalhadores contratados no dia a dia, não há álcool em gel suficiente, ônibus em péssimas condições e sem higienização e os banheiros existentes não estão estruturados de forma higiênica para atender a todos os trabalhadores;

• A gerência informou que há canteiros novos estruturados para atender os trabalhadores;

• Haverá até a próxima reunião uma vistoria com a participação do SITICOMMM, Sindipetro e CIPA nas áreas de trabalho das contratadas para averiguação destas questões sanitárias;

• Mazinho mencionou que há trabalhadores sendo afastados conforme apresentam os sintomas do COVID-19 mas há um medo de uma parcela de serem demitidos. Solicitados a gerência presente que respeite o isolamento destes trabalhadores sem reflexos salariais e nem demissões conforme a orientação do MPT.

30/03/20:
• A vistoria realizada pelo SITICOMMM, CIPA e gerência no refeitório, vestiários e banheiros das contratadas constatou melhoras em alguns banheiros químicos com sabonete e água. Mas há debilidade na disponibilidade de álcool em gel nos locais de trabalho e pontos estratégicos para higienização das mãos dos trabalhadores;

• Os vestiários precisam manter ligados os ventiladores para um ambiente arejado. Melhorar a disposição das toalhas para não misturar, reparar e higienizar os armários. Os vestiários precisam de reposição de sabonete, papel, álcool em gel e melhorar a sistemática de reposição deste material pois o consumo esta forte junto com a preocupação dos trabalhadores;

• Sugerido a marcação de ponto no papel para evitar contato com as catracas e CODINs compartilhados por todos;

• Os representantes das empresas contratadas têm informado da disposição de afastar os trabalhadores para quarentena. A empresa MANSER informou que 40 trabalhadores de um total de 80 estão em suas casas e também estão antecipando férias de 11 trabalhadores;

• Os representantes dos trabalhadores reforça a necessidade de instalação de lavatórios de mãos em lugares estratégicos pela dificuldade de aquisição de álcool em gel. Por exemplo, nas chegadas e saídas de ônibus com a devida organização evitando aglomerações;

• Disponibilizar garrafas de água para os trabalhadores;

• Não há dados do quantitativo de trabalhadores afastados por suspeitas do COVID-19. Na reunião se reforçou a integração do setor médico da PETROBRAS com o dos contratados para alinhar as políticas de segurança sanitárias;

• A CIPA mencionou que os ônibus da COMAU estão muito sujos e o SITICOMMM observou ônibus lotados. Considerado positiva a escala de revezamento das empresas para diminuição das aglomerações. Observado na empresa NM engenharia a limpeza de corrimões nos locais de trabalho e borrifo com álcool nas mãos dos trabalhadores.

02/04/20:
• A vistoria aos canteiros de obras, vestiários e banheiros dos trabalhadores terceirizados foi mais uma vez realizada e constatada melhoras nos transportes – limpos e não cheios de trabalhadores e vestiários limpos, com toalhas separadas e abastecidos com papel e sabonetes líquidos. Há disponibilidade de álcool em gel. Esperamos que se mantenha assim durante todo período até superarmos a pandemia.

• Constatado falta de água mineral em certos pontos onde os trabalhadores atuam;

09/04/20:
• Denúncia de demissões na empresa contratada LIMPIND após diagnóstico de pneumonia de uma trabalhadora. A gerência irá averiguar.

• NM Engenharia possui trabalhadores infectados: um confirmado e internado e mais um trabalhador contaminado – supervisor. Os trabalhadores da NM Engenharia são representados por outro sindicato não participativo na defesa da saúde dos trabalhadores. E esse detalhe não contribui para uma atuação efetiva do SITICOMMM. Em tempos de pandemia forçaremos a empresa a colaborar com os trabalhadores e a participação do SITICOMMM, SINDIPETRO CAXIAS e CIPA.

13/04/20:
• 27 casos de COVID-19: 1 confirmado, 13 aguardando o resultado dos testes e 13 recuperados;

• A REDUC tem disponibilizado testes para os trabalhadores terceirizados mas pelo relato da gerência, cobra as empresas contratadas esforços para assumirem suas responsabilidades em disponibilizar estes recursos.

16/04/20:
• Solicitado higienização de todos os veículos (VANs, ônibus e carros de passeio – RTs) antes de cada embarque de trabalhadores;

• Melhoras na maioria dos vestiários das empreiteiras como chuveiros e armários quebrados, amassados, enferrujados... Definitivamente as condições físicas estão a desejar. As toalhas precisam ser afastadas uma das outras com cabideiros instalados. As empresas junto com a gerência da REDUC precisam adequar as instalações. Solicitamos agilidade nas melhoras do ambiente para os trabalhadores;

• Na vistoria foi recomendada para todas as empresas a conscientização para a constante higienização das mãos, disponibilidade de material de higienização como também a estrutura instalada, ter álcool em gel na vila e máscaras, na NM Engenharia faltavam 300 máscaras a serem distribuídas. Recomendado a todos os prepostos que colem as identificações e avisos nos armários de cada trabalhador sobre as práticas diárias de higienização das mãos, uso da máscara e limpeza dela, distanciamento de 1,5m de outro trabalhador;

• Todos os prepostos informaram que a empresa não esta descontando, reduzindo os salários dos trabalhadores afastados por suspeitas do COVID ou grupos de riscos;

• Os trabalhadores estão revezando em turnos de trabalho 2x2 (2 dias de folga e 2 de trabalho) menos a LIMPIND onde todos estão trabalhando diariamente;

• LIMPIND: 98 trabalhadores no total: 94 trabalhando na REDUC e 4 estão com suspeita de COVID-19 e afastados. Melhorar disposição de toalhas e armários pois estão muito próximos;
MIPEL: 70 trabalhadores no total, 35 trabalhando e 35 em tele trabalho. Nenhum caso de COVID19. Melhorar disposição de toalhas (2° Vestiário) e necessita de mais cabideiros;
COMAU: 100 trabalhadores no total: 98 trabalhando, 2 estão com suspeita de COVID-19 e afastados. Limpeza dos vestiários, armários deteriorados e muito próximos, poucos avisos sobre a prevenção do COVID-19;
NIPLAN: 41 trabalhadores no total: 28 trabalhando, 3 estão com suspeita de COVID-19 e 10 no grupo de risco, todos afastados. Gravíssimo: trabalhadores sem plano de saúde. O preposto informou que iria regularizar no dia seguinte. Melhorar o afastamento dos armários;
NM Engenharia: 730 trabalhadores no total: 699 trabalhando, 1 confirmado COVID-19, 13 estão com suspeita e 17 no grupo de risco, todos afastados. Melhorar o afastamento dos armários (vestiário 2) e providenciar junta a gerência da REDUC as 300 máscaras para os trabalhadores;
Vertical: 16 trabalhadores no total e todos trabalhando;
TD Construtora: 95 trabalhadores no total: 80 trabalhando e 15 em antecipação de férias. Melhorar o afastamento dos armários. A única terceirizada com água potável encanada. Há relatos do filtro constantemente saturado. A gestão da REDUC fará análise da água.

27/04/20:
• Todos os trabalhadores das empresas terceirizadas afastados (Grupo de Risco, home-office e com COVID-19 e suspeitos) estão com seus salários integrais – fala dos prepostos;

• Todas as casas e vestiários na vila possuem suas estruturas de concreto comprometidas, principalmente onde sustentam caixas d'água e boiler;

• Solicitar para que os prepostos orientem os trabalhadores a usarem a máscara a caminho do refeitório;

LIMPIND: 98 trabalhadores no total: 90 trabalhando na REDUC (mais 7 em home office e 1 afastado –grupo de risco) e SEM afastamento de confirmados e suspeitas de COVID-19. Melhorado a disposição de toalhas e armários pois estavam muito próximos nos vestiários. Única contratada sem café da manhã;

MIPE: 70 trabalhadores no total: 58 trabalhando, 5 em tele trabalho, 5 afastados – grupo de risco e 2 suspeitos de COVID-19 (afastados). Melhorar disposição de toalhas e roupas (2° Vestiário) e necessita de mais cabideiros nos vestiários. Verificar a possibilidade de água mineral em garrafão, a água é encanada com risco de contaminação;

COMAU: 100 trabalhadores no total: 98 trabalhando, 2 estão com suspeita de COVID-19 e afastados. Limpeza dos vestiários, armários deteriorados e muito próximos, poucos avisos sobre a prevenção do COVID-19;

NIPLAN: 45 trabalhadores no total: 33 trabalhando, 1 com COVID-19, 2 estão com suspeitas e 9 no grupo de risco, todos afastados. Plano de saúde estabelecido para os trabalhadores. Melhorar o afastamento dos armários, separar toalhas/roupas e conserto de ventiladores queimados nos vestiários. A refeição é servida na área da empresa contratada (vila dos empreiteiros) – precisa ser servido para cada trabalhador evitando o compartilhamento dos talheres ao pegar a comida. Mazinho fez denúncia sobre o trabalhador que passou mal e não foi acudido pelo setor médico da empresa e sem ambulância, sem informações deste trabalhador;

NM Engenharia: 730 trabalhadores no total: 658 trabalhando, 14 confirmados COVID-19, 13 estão com suspeitas, 20 em home-office e 20 no grupo de risco, todos afastados. Melhorar o afastamento dos armários (vestiário 2) e disposição de toalhas. Os trabalhadores só possuem 1 máscara, solicitado a NM e o SOP mais máscaras, no mínimo 3 por trabalhador;

Vertical: 16 trabalhadores no total e todos trabalhando;

TD Construtora: 95 trabalhadores no total: 88 trabalhando, 3 afastados por suspeita de COVID-19 e 4 em home-office. Os 15 trabalhadores em antecipação de férias são do grupo risco (pessoas com mais de 60 anos – hipertensos e diabéticos) retornaram para REDUC. Pressionar a gestão da empresa a retornar estes trabalhadores para suas casas sem reflexos em seus salários. Melhorar o afastamento dos armários e os mesmos quebrados e amassados. Toalhas coladas umas as outras. A terceirizada é abastecida com água potável encanada. Há relatos do filtro constantemente saturado. A gestão da REDUC fez análise da água : PH - 6,7 (limite: 6,5 – 8,5), Resíduo Cloro – 1,4 ppm (limite: 0,5 – 2) e Turbidez – 1,2 mtu (limite: 1-2). O SOP vai verificar a água mineral no contrato.

04/05/20:
LIMPIND: 98 trabalhadores no total: 89 trabalhando na REDUC (mais 7 em home office e 1 afastado – grupo de risco) e 1 suspeita de COVID-19. Melhorado a disposição de toalhas e armários pois estavam muito próximos nos vestiários. Única contratada sem café da manhã. Ruas esburacadas, canaletas sem proteção e água encanada com suspeitas de contaminação. O SOP informou sobre um aditivo no contrato para aumentar a atuação da limpeza na REDUC - aguardando;

MIPE: 100 trabalhadores no total: 83 trabalhando, 9 em tele trabalho, 5 afastados – grupo de risco, 2 suspeitos de COVID-19 (afastados) e 1 com COVID-19. Melhorar disposição de toalhas e roupas (2° Vestiário) e necessita de mais cabideiros nos vestiários. Verificar a possibilidade de água mineral em garrafão, a água é encanada com risco de contaminação;

COMAU: 100 trabalhadores no total: 98 trabalhando, 2 estão com suspeita de COVID-19 e afastados. Limpeza dos vestiários, armários deteriorados e muito próximos, poucos avisos sobre a prevenção do COVID-19;

NIPLAN: 45 trabalhadores no total: 32 trabalhando, 2 com COVID-19, 2 estão com suspeitas e 9 no grupo de risco, todos afastados. Melhorar o afastamento dos armários, separar toalhas/roupas e conserto de ventiladores queimados nos vestiários. A refeição é servida na área da empresa contratada (vila dos empreiteiros) – precisa ser servido para cada trabalhador evitando o compartilhamento dos talheres ao pegar a comida. Não possui enfermaria;

NM Engenharia: 730 trabalhadores no total: 658 trabalhando, 14 confirmados COVID-19, 13 estão com suspeitas, 20 em home-office e 20 no grupo de risco, todos afastados. Melhorar o afastamento dos armários (vestiário 2) e disposição de toalhas. Os trabalhadores só possuem 1 máscara, solicitado a NM e o SOP mais máscaras, no mínimo 3 por trabalhador;

COMAP: 1 MORTE (primeira da REDUC) por COVID-19;

Gran IHC: Vans lotadas na chegada ao refeitório (mais de 10 pessoas e 15 assentos);

EQS: 23 trabalhadores no total: 13 trabalhando, sem suspeita e confirmação de COVID-19 e 10 voltaram para casa (grupo de risco). Não possui avisos de saúde, não há limpeza diária nos vestiários e sem circulação de ar. Armários nas janelas precisando espalhar;
Vertical: 16 trabalhadores no total e todos trabalhando. Quarteirizada da NM Engenharia;

TD Construtora: 95 trabalhadores no total: 83 trabalhando, 4 afastados por suspeita de COVID-19, 4 voltaram para casa (grupo de risco) e 4 em home-office. Anteriormente, havia 15 do grupo de risco (férias), mas agora são 8 ( 4 na REDUC). Vamos acompanhar pois parece que estão escondendo os trabalhadores com mais de 60 anos. Pressionar a gestão da empresa a retornar estes trabalhadores para suas casas sem reflexos em seus salários. Melhorar o afastamento dos armários e os mesmos quebrados e amassados. Toalhas coladas umas as outras. Vans lotadas na chegada ao refeitório (mais de 10 em 15 assentos) A terceirizada é abastecida com água potável encanada. Há relatos do filtro constantemente saturado. A gestão da REDUC fez análise da água e enquadrou na qualidade. O SOP vai verificar a água mineral no contrato.

11/05/20:
• Todas as casas disponibilizadas para as empresas terceirizadas na vila dos empreiteiros estão com as estruturas comprometidas principalmente as de sustentação das caixas d’águas, concretos com fissuras e ferro exposto. A gerência do SOP comunicou que há um contrato para manutenção destas construções e que priorizará as mais comprometidas como a casa da LIMPIND onde a infiltração é permanente e deteriorou o concreto. Solicitamos urgência pois o prédio pode desabar com peão dentro.

• Armários amassados e enferrujados em péssimas condições – todas as empresas. Solicitamos reparos;

• Solicitamos o diálogo diário dos prepostos e setor médico das empresas com os trabalhadores nas práticas aplicadas na REDUC para proteção da saúde contra o COVID-19 (uso da máscara, distanciamento e higienização);

LIMPIND: Única contratada sem café da manhã. Ruas esburacadas, canaletas sem proteção e água encanada com suspeitas de contaminação. Boiler vazando e estrutura de sustentação comprometida. O SOP informou que mudou o contrato para aumentar a atuação da limpeza na REDUC (só há 15 empregadas no final de semana);

MIPE: Melhorar disposição de toalhas e roupas (2° Vestiário) e necessita de mais cabideiros nos vestiários. Verificar a qualidade da água com exames rotineiros pois é encanada com risco de contaminação. O preposto informou que há um serviço de descontaminação (dispersores) a cada 10 dias com solução a base de água sanitária nas instalações da contratada. A empresa esta instalando pias móveis com água e sabão nos seus locais de trabalho. Utilização de pistolas de medição de temperatura em uso;

NM Engenharia: Melhorar o afastamento dos armários (vestiário 2) e disposição de toalhas. Os trabalhadores ainda com poucas máscaras (2), solicitado a NM e o SOP mais máscaras, no mínimo 3 por trabalhador. Solicitamos proteção (emborrachar) nos cabideiros de metal com risco de impacto com a cabeça, mais avisos sobre o combate a pandemia e melhorar a disposição das roupas pessoais e toalhas;

COMAP: Necessário disponibilizar máscaras e álcool em gel como também criar uma maneira de isolamento dentro do carro com uma barreira de plástico entre o motorista e os passageiros do banco de trás (como já ocorre em alguns aplicativos de pedidos de transporte);

EQS: Cobrado a regularidade diária na limpeza dos vestiários e foi instalados ventiladores p/ circulação de ar. Armários nas janelas precisando espalhar. Providenciaram frascos pequenos de álcool em gel para cada trabalhador;

TD Construtora: Vans lotadas na chegada ao refeitório (mais de 10 em 15 assentos);

Vertical: 16 trabalhadores no total e todos trabalhando. Quarteirizada da NM Engenharia;

MANSERV: A empresa não serve café da manhã. Lutar para concretizar o serviço aos trabalhadores;

Esquadra: Vestiário com muitas irregularidades: sem avisos, poucos armários para as mulheres, ventiladores desligados sempre, sem limpeza diária, roupas dispostas e jogadas no banheiro. O preposto que nos acompanhou vai realizar melhorias;

Exterran: Realizando os testes e depois de 14 dias mais um teste (aonde há trabalhadores que ainda são positivos).

11/05/20:
Niplan: A empresa demitiu 4 trabalhadores do grupo de risco por questões de custo. Um absurdo e Sindipetro Caxias e Siticommm estamos tentando readmitir esses trabalhadores. O Sindipetro Caxias colocou para o comitê que qualquer absurdo de demissão praticada pelos donos das empresas antes tem que passar pelo comitê e sindicato pois jogar trabalhadores no meio da pandemia sem salário e plano de saúde é a mesma coisa que assassiná-los;

Esquadra: Pressionado a empresa a testar trabalhadores, pois estão afastando o trabalhador depois e sequer testam o pessoal;

NM Engenharia: Pressionamos a empresa testar os trabalhadores depois de 14 dias com sintomas do COVID ou manter mais 7 dias de afastamento dando mais segurança a todos na volta do trabalhador a fábrica;

• Há 2 mortes por COVID-19: 02/05/20: Josimar Lopes Mouses, motorista da COMAP e 09/05/20: Gilson Araújo Lione, vigilante patrimonial da ESQUADRA. A empresa esta dando assistência as famílias? A gerência vai informar.

18/05/20:
• Todas as casas disponibilizadas para as empresas terceirizadas na vila dos empreiteiros estão com as estruturas comprometidas principalmente as de sustentação das caixas d’águas, concretos com fissuras e ferro exposto. A gerência do SOP comunicou que há um contrato para manutenção destas construções e que priorizará as mais comprometidas como a casa da LIMPIND onde a infiltração é permanente e deteriorou o concreto. Solicitamos urgência pois o prédio pode desabar com peão dentro.

• Armários amassados e enferrujados em péssimas condições – todas as empresas. Solicitamos reparos;

COOMAP: esta dando todo apoio pessoal psicológico e jurídico a disposição da família e em tudo que for necessário. Está sendo dado junto a família do falecido Josemar Lopes Moyses, motorista da COOMAP. Sendo eles prestados :Auxilio Funeral, Apoio Psicológico, Assessoria Jurídica, Direitos de resgate a 4ª parte, Previdência privada, Pagamento do ultimo faturamento.

NM Engenharia: O SMS da REDUC informou que a médica da empresa seguirá a linha de testar os trabalhadores depois de 14 dias com sintomas do COVID ou manter mais 7 dias de afastamento dando mais segurança a todos na volta do trabalhador a fábrica. O vestiário 65: toalhas espalhadas e encostadas nas outras, os cabideiros de ferro precisam de borrachas nas pontas para proteger os trabalhadores de impacto. Vestiário 48: Boiler furado e a sustentação de concreto comprometido com infiltrações e armação de ferro exposta risco de queda de concreto ou desabamento da estrutura onde é o banheiro dos trabalhadores, faltam avisos. Vestiário 67: faltam borracha nos cabideiros de metal, avisos e janelas quebradas. Vestiário 71: Janelas quebradas e faltam borrachas nos cabideiros de metal;

Vertical: Vestiário não anda tendo limpeza diária do vestiário, não há avisos e nem papel toalha. Solicitado a solução e o preposto informou que mudará a rotina e a falta de material;

MIPE: Avançou nas mudanças de proteção aos trabalhadores. A empresa esta vendo mais um vestiário para reduzir a aglomeração. Ainda há um trabalhador no CTI por COVID-19;

TD Construtora: Avançou nas mudanças dos vestiários de proteção aos trabalhadores;

Limpind: As ruas estão esburacadas e a construção de sustentação das caixas da água e do boiler está muito comprometida necessitando de reformas urgentes. O SOP informou que esta providenciando a manutenção. O Sr. Luiz, trabalhador da empresa, continua internado entubado por aparelhos no hospital em Niterói. Vestiário 28/29: faltam avisos;

Niplan: Ainda permanece as demissões de 3 trabalhadores e 1 foi readmitido. A empresa esta demitindo trabalhadores do grupo de risco com mais de 60 anos que estavam em casa em quarentena. Siticommm e Sindipetro Caxias continuarão a luta para readmitir todos. Esses atos precisam parar e ser discutido antes pelo comitê (Sindicato, CIPA e Gerentes).
Refeitório e copas:
16/03/20:
• Refeitório com maior período de funcionamento, de 11h00 às 14h00. Respeitando uma hora de almoço e com trabalhadores do SOP orientando a lavagem de mãos na entrada como também o uso de álcool em gel na saída. Solicitado a gerência no aumento de vezes na limpeza dos móveis, corrimões e acesso ao maquinário e estufa de comidas.

Foi sugerido uma pessoa para servir os sucos/refrescos e talheres aos trabalhadores, ou colocá-los em sacos plásticos como também deixar os copos cheios de sucos para o trabalhador pegá-los diretamente sem tocar no dosador do suco/refresco.

A gerência está limitando a permanência no refeitório em 300 trabalhadores (150 em cada ALA) o sindicato acha que são muitos nas instalações e insistiremos na redução desses números. Há diariamente pessoal do SOP orientando os frequentadores sobre a distância de um metro e meio de um trabalhador e outro nas filas e nas mesas.

23/03/20:
• Melhorar a disposição dos talheres que estão dentro de um recipiente onde todos manipulam e sujeitos ao contato configurando como ponto de contaminação. A sugestão é que os talheres sejam enviados higienizados e lacrados ou que sejam distribuídos kits de talheres individuais para cada um cuidar da sua higienização. A gerência vai responder na próxima reunião;

• Sugestão da comida em quentinhas e frutas inteira (não fatiadas) para reduzir a manipulação e os pontos de contaminação. Sugestão também dos kits separados para os lanches. A gerência tratará do pedido dos trabalhadores;

• Instalação de dispensers na COPA do CIC. A gerência vai responder na próxima reunião;

• Não foi verificado uso de luvas ou máscaras dos profissionais que abastem as Copas. A gerência vai responder na próxima reunião;

• Não há uma fiscalização ou controle da quantidade de pessoas que se dirigem a Copa do CIC para as refeições. Sugestão: reduzir o número de cadeiras e dispô-las com uma distância de 1,5 a 2 metros;

• Os ônibus que circulam ao refeitório estão cheios precisando de mais veículos para atender os trabalhadores. A gerência irá disponibilizar mais transporte;

• Sugestão para diminuir o número de cadeiras nas mesas e afastá-las 2 metros;

• Os trabalhadores estão inseguros em relação ao alimento pois tem observado alguns empregados da contratada sem máscara e luvas, fundamental as informações do SOP em inspeções diárias de forma a tranquilizar os trabalhadores quanto a fiscalização da higiene das pessoas que preparam a comida.

26/03/20:
• Melhorar a disposição dos talheres que estão dentro de um recipiente onde todos manipulam e sujeitos ao contato configurando como ponto de contaminação. A sugestão é que os talheres sejam enviados higienizados e lacrados ou que sejam distribuídos kits de talheres. A gerência vai responder na próxima reunião;

• As frutas inteiras (não fatiadas como é usado) para reduzir a manipulação e os pontos de contaminação. A gerência informou que aplicará com frutas inteiras;

• Instalado dispensers na COPA do CIC;

• Providenciado as luvas aos profissionais que abastem as Copas. Sobre as máscaras estão estudando uma melhor forma de substitui as convencionais (Máscara de proteção descartável). O Sindicato colocará na mesa a implementação da máscara N95. Ao contrário da máscara convencional, possui maior durabilidade (sem dobrar o que acarreta na quebra das fibras, perdendo a sua finalidade, em média a durabilidade é de três meses de acordo com a empresa 3M);

• Uma ideia extraída de outros países como forma de distanciamento seguro dos trabalhadores é identificar as cadeiras com um X para o petroleiro não utilizar. Aplicado no refeitório e com sucesso. Orientado a fazer na COPA do CIC. (A figura abaixo mostra o arranjo no refeitório da REDUC);

• Aumentaram a quantidade de ônibus que circulam ao refeitório, reduzindo de 15 para 10 minutos o tempo de espera dos veículos. Mencionado aglomeração na chegada dos ônibus para lavagem das mãos – A gerência vai checar;

• As quentinhas: a gerência estudou a possibilidade de substituição do “self-service” para os trabalhadores não tocarem nos talheres das estufas e evitar o compartilhamento. E concluíram que é inviável por conta da estrutura do refeitório e das 44 copas existentes na refinaria para o controle de temperatura das quentinhas. Sugerimos aos gerentes a continuidade da conscientização da higiene das mãos antes de o trabalhador usar os talheres da estufa. Avisos em paredes das copas e refeitório ajudaria o trabalhador na prática constante de cuidados e limpeza de suas mãos;

• Continuaremos colocando a importância do setor do SOP em fiscalizar e organizar o dia a dia dos trabalhadores em relação ao preparo dos alimentos e os cuidados dos mais de empregados contratados no refeitório como, por exemplo, o uso de máscara, jalecos e luvas. Vamos sugerir na próxima reunião uma vistoria por semana nas instalações do refeitório (Sindicato e CIPA).

30/03/20:
• Refeitório da REDUC necessita de acompanhamento constante pelo SOP para evitar a proximidade de um trabalhador e outro, desde a chegada até a saída do refeitório. Pelos relatos em reunião a cada dia tem seguido um ritmo de conscientização que tem melhorado a organização/higienização do uso do espaço;

• Não foi aplicada na copa do CIC a identificação nas mesas (como no refeitório) com o X para o trabalhador evitar sentar e assim manter a distância do companheiro.

02/04/20:
• No refeitório todas as comidas são servidas no prato pelos contratados da alimentação evitando o compartilhamento da colher pelos trabalhadores;

• O SOP encontrou uma maneira de distribuir quentinhas nas copas sem prejudicar a temperatura dos alimentos;

• Será implementado banheiros químicos para lavagem das mãos próximo ao refeitório e nas áreas de trabalho;

• Solicitado de novo o fornecimento de frutas inteiras e não fatiadas. A gerência aplicará brevemente;

• Talheres separados e embalados no refeitório e copas;

• O SOP vem respondendo que não é recomendado o trabalhador contratado que serve a comida utilizar a máscara pois a saturação rápida da mesma pode prejudicar ainda mais e facilitar a contaminação da comida. Sindicato e CIPA acreditam que sem máscara é prejudicial e recomendamos a máscara N95 que é mais resistente e eficiente mantendo a entrada de ar e saída gás carbônico sem a projeção de perdigotos/gotículas da saliva na comida;

• Pela acompanhamento do comitê de crise e SOP não estão ocorrendo aglomerações nas chegadas dos ônibus ao refeitório.

09/04/20:
• As filas formadas no refeitório ainda preocupam pela proximidade de um trabalhador a outro mesmo com a marcação no chão. O SOP acompanhará e organizará mais a dinâmica no refeitório. E melhorar a disposição das mesas para distância segura dos trabalhadores;

• As quentinhas entregues nas copas das CCLs tem pouca proteína e poucas opções. Solicitado mais pedaços de carne e variedades. O SOP vai aumentar a quantidade e melhorar o cardápio. Solicitado potes em separado com saladas e opções de comidas congeladas para aquecimento em micro-ondas. Será estudada pela gerência essa possibilidade;

• Instalação de mais pias para lavagem das mãos pela refinaria ainda em estudo pela gerência;

• As frutas sendo servidas inteiras;

• A gerência tem seguido a ordem da sede em não disponibilizar máscaras. Sindicato solicitou mais uma vez para os profissionais que servem a comida no refeitório e copa da CIC sem sucesso. Estaremos denunciando ao MPT.

13/04/20:
• O Azeite em garrafa de vidro esta sendo utilizado por todos. Buscar uma solução para evitar o contato.

• O acesso aos sucos/refresco será modificado para evitar o contato ao dosador;

• A copa do CIC ainda esta sem a marcação com X nas mesas como no refeitório para evitar a aproximação dos trabalhadores. O sindicato informou que a copa do laboratório também não possui identificações do tipo;

• O refeitório há avisos das práticas de higiene e distanciamento, álcool em gel na saída, pias da entrada para lavagem das mãos algumas desativadas para manter o distanciamento, marcações no chão para manter a fila com distanciamento no acesso ao refeitório, limpeza constante do corrimão de entrada e apoiadores coordenando as ações;

• Solicitamos avisos e orientações de vigilância sanitária nas copas das CCLs e em pontos onde possam ocorrer aglomerações;

• Disponibilizar pratos nas CCLs. Gerência irá providenciar;

• As quentinhas continuam com pouca carne, sem saladas. Sugerido separar o feijão das quentinhas que vem misturado com o arroz. O SOP precisa se preparar para a necessidade alimentar de cada trabalhador. A gerência responderá na próxima reunião;

• Denunciado, novamente, a falta de máscara para os funcionários que tratam da alimentação na REDUC;

16/04/20:
• Observamos que os trabalhadores principalmente os terceirizados estão chegando sem máscaras. A gerência para que tome as devidas providências.

• As quentinhas continuam com pouca carne – Sugerido o SOP fazer uma triagem em cada setor e acompanhar a porção de comida para cada trabalhador. A gerência tem informado que pelo contrato são 200g de carne para cada trabalhador. Mas foi questionado esse padrão para cada um pois há trabalhadores que comem mais proteínas. O SOP vai avaliar a ideia de preparar a quentinha especifica para conforme a necessidade de cada trabalhador. Sindicato sugeriu que o trabalhador pudesse ligar para o SOP para preparar a sua quentinha conforme seu gosto. Sobre as saladas foi cogitada a ideia de separar em potes e manter nas geladeiras das CCLs. A gerência responderá na próxima reunião e colocou uma ideia de os supervisores consultarem os trabalhadores sobre as opções de cardápio com antecedência para melhorar as opções de comida. O ramal do SOP é 4094 para pedidos;

• Os pratos retornaram as CCLs;

• Solicitado, mais uma vez, a retirada dos azeites em garrafas de vidro no refeitório onde todos a compartilham. O SOP fará com que a funcionária que serve as saladas sirva também o azeite;

• Copa do CIC, finalmente com identificações nas mesas para os trabalhadores não sentarem e manter o distanciamento;

23/04/20:
• Solicitado ao SOP separar os lanches de forma individual;

• A nutricionista da PETROBRA ou da empresa contratada poderia acompanhar a comidas e lanches entregues nas diversas áreas da REDUC para ouvir os trabalhadores sobre a qualidade do alimento;

• As reclamações da qualidade e quantidade da comida tem sido recorrente e pedimos uma ação forte do SOP em cobrar a boa prestação de serviço da contratada;

• Os azeites continuam em garrafas de vidro compartilhadas por todos. O SOP irá passar essa atividade de servir o azeite para a trabalhadora que serve as saladas. Adicionar mais opções como pimenta e vinagre;

27/04/20:
• Orientar todos os trabalhadores da REDUC a usar a máscara a caminho do refeitório e tirar ao almoçar;

• Lanches para todos (turno e H.A.) individualizados, em prática desde 23/04 pelas informações do SOP mas foi constatado o início no dia 27/04;

• As quentinhas continuam ruins (baixa qualidade e quantidade) para as copas das CCLs. Trabalhadores precisam ligar para o ramal 4094 para reclamar e requisitar a melhora da refeição. Sindicato e CIPA continuarão lutando pelas melhoras na alimentação;

• Solicitado a gerência do SOP a continuidade da nutricionista nos setores para ouvir o que os trabalhadores tem a dizer sobre as refeições, não só de dia mas também a noite nos setores operacionais;

• A atividade de servir o azeite esta sendo com a empregada da COMRIO junto com as saladas. Sugerido mais opções como pimenta e vinagre.

04/05/20:
• As quentinhas do turno ainda possuem muitas reclamações – O SOP precisa ouvir os trabalhadores, a rotina da nutricionista não esta ocorrendo nos setores;

• Retornar com as sobremesas individualizadas como por exemplo o sorvete.

18/05/20:
• A quentinha tem sido motivo de queixas gerais. Marcamos para o dia 21/05 fiscalização do refeitório na montagem das quentinhas;

•O SOP precisa melhorar a comunicação a todos da fábrica para as solicitações e reclamações de sua área – limpeza, higiene pessoal, alimentação e transporte.

21/05/20:
• A fiscalização no refeitório teve resultado com mudanças simples no preparo das quentinhas. Houve a mudança na divisória da quentinha (segunda maior) que mantém + de 200g das carnes (antes ficava com 150g) e um aparelho-balança no final da montagem das quentinhas para acompanhar o peso total acima de 550g. Constatado a limpeza e boa organização na montagem das quentinhas esperar que continue assim;

• O SOP vai disponibilizar as saladas em potes para que sejam preservadas nas geladeiras das copas das CCLs semana que vem;

• A sobremesa esta sendo pensada pelo SOP de seguir a mesma linha de individualização em potes e guardadas nas geladeiras;

• Trabalhadores da COMRIO que preparam a comida estão pegando ônibus público. Solicitado transporte particular para protege-los dos riscos de contaminação nas aglomerações do transporte público. O SOP vai avaliar.
Transporte:
16/03/20:
• Transporte para TERESOPOLIS, PIRAÍ – Dificuldade de condução por Ônibus e Vans por conta das restrições de circulação do governo estadual (São 27 passageiros nesta situação). Gerência ciente;

• O transporte dos trabalhadores do horário administrativo segue com lotação reduzida em 70% dos trabalhadores em Home Office. Solicitamos a mesma postura aos contratados também. Rotina diária de limpeza e disponibilidade de álcool gel em todos os carros (Vans e ônibus);

• Transporte de turno necessita de uma redução de ocupação das Vans conforme pedido para uma capacidade máxima de 3 passageiros + o motorista, o excedente seriam transportados por RTs com capacidade máxima de 2 ocupantes (passageiro e motorista). Rotina por turno de limpeza e disponibilidade de álcool gel em todos os carros (Vans e RTs

19/03/20:
• Por enquanto o transporte intermunicipal está sendo realizado com mudanças para o carro particular (RTs) no lugar das Vans devido às restrições de circulação dos governos municipais e estadual (São 27 passageiros nesta situação);

• Rotina diária de limpeza/higienização e disponibilidade de álcool gel em todos os veículos que atendem a refinaria;

• Transporte de turno (vans) necessita de uma redução da capacidade máxima de 3 passageiros + o motorista, o excedente seriam transportados por RTs com capacidade máxima de 2 ocupantes (passageiro e motorista). Mais denúncias aparecem sobre os veículos cheios e trazendo insegurança aos trabalhadores do turno. O Sindicato solicitou ao SOP o levantamento de todos os grupos de turno as rotas que possuem ocupação alta para os devidos tratamentos.

Até o momento não apresentaram o levantamento.

O trabalhador deve utilizar seu direito de recusa conforme ACT a observar o risco de contágio pela alta lotação dos veículos e comunicar a seu supervisor.

Foi solicitado a gerência rotina por turno de limpeza/higienização dos veículos e disponibilidade de álcool gel em todos os carros (Vans e RTs).

26/03/20:
• Reforçado para manter o abastecimento de todos os veículos, do H.A. e turno, com álcool em gel;

• A gerência tem mantido a prática: VANs com capacidade máxima de 4 passageiros e carros particulares (RTs) com 2 passageiros. As VANs 16 e 17 estavam levando muitos trabalhadores, acima do negociado mas o SOP reportou que será reparado: A VAN 16 nos grupos de turno A,B e E seguiram com 1 RT e o grupo D com 2 RTs. A VAN 17 nos grupos B,C e E seguiram com 1 RT e no grupo A com 3 RTs;

• Levado o pleito dos trabalhadores sobre reembolso de combustível para aqueles que quiserem utilizar a condução própria, para evitar ao máximo a exposição à contaminação. Não há resposta mas recomendamos que os companheiros guardem as notas fiscais pois tentaremos negociar o reembolso;

• Van do turno de Niterói esta indo por Magé por conta das restrições municipais, o que aumentou o tempo em 30 minutos o trajeto e este caminho as ruas estão esburacadas. Por enquanto o transporte intermunicipal está sendo realizado com mudanças para o carro particular (RTs) no lugar das Vans devido às restrições de circulação dos governos municipais e estadual (São 27 passageiros nesta situação). O SOP esta tratando a viabilidade de liberação junto ao DETRO para a circulação das VANs e demais veículos;

• A gerência concorda que o trabalhador não deve embarcar nos veículos observando que o motorista apresenta sintomas de resfriado. O trabalhador deve ligar para seu supervisor/coordenador;

• As linhas do H.A. e turno de Piraí (A-55), Teresópolis (A-80 e T-14), Petrópolis (A-81, A-82, T-33 e T-08) retornaram a sua circulação normal com a autorização do DETRO desde 25 de março.

02/04/20:
• Sugestão para que os trabalhadores que queiram utilizar seus veículos ter abastecimento de combustível dentro da REDUC. A gerência descartou essa possibilidade pois há um contrato com a gestão da BR DISTRIBUIDORA para abastecer apenas veículos da PETROBRAS ou carros alugados para serví-la;

• A gerência não esta autorizada a utilizar aplicativos como UBER ou 99 para programação de viagens dos trabalhadores até o serviço ou casa. Continuará com o atendimento pelas RTs como vem praticando.

09/04/20:
• A gerência comunicou que há higienização de todo o transporte da REDUC a cada turno.

• A VAN 01 de Niterói no dia 09/04/20 teve mais de 9 passageiros no veículo. A gerência do SOP vai corrigir o problema da lotação. Lembrando que o trabalhador deve recusar o transporte conforme as orientações gerais (contato com o supervisor de seu setor);

• Denunciado que algumas VANs estão sem álcool em gel. O SOP não pode permitir falhas deste tipo em um momento onde há casos na REDUC. Vão reparar a falta do álcool;

• Diante do aumento do número de casos, solicitamos a diminuição da lotação das VANs de 4 para 3 passageiros. A gerência vai ver a viabilidade;

16/04/20:
• Solicitado higienização de todos os veículos (Vans, ônibus e carros de passeio – RTs) antes de cada embarque de trabalhadores;

23/04/20:
• Solicitado ao transporte/SOP disponibilizar mais uma Van para aguardar por mais 30 min depois de todas as outras Vans terem partidos para dentro da REDUC. Assim ajudar os trabalhadores que chegam com seus veículos próprios na refinaria;

23/04/20:
• Solicitado a volta dos micro-ônibus por conta da pandemia e a violência que vai aumentar com o caos no país. O SOP vai responder na próxima reunião – sugerido as linhas com maior lotação e complexidade;

• O SOP informou que há limpeza de todos os transportes antes de cada embarque. Solicitar uma sistemática que comprove a limpeza e ter registros de higienização dos veículos;

04/05/20:
• Vans lotadas de trabalhadores terceirizados na chegada ao refeitório;

• Solicitado, novamente, a volta dos micro-ônibus por conta da pandemia e a violência que vai aumentar com o caos no país. O SOP vai responder na próxima reunião – sugerido as linhas com maior lotação e complexidade;

• Poucos apoiadores na entrada do refeitório para orientar as práticas de segurança de saúde contra o COVID-19;

• Disponibilizado mais 6 vans para aguardar na saída do CIC;

• Solicitado mais uma van aguardando por mais 20 min na entrada – central de ponto. Vão averiguar;

• Solicitado pulverizadores com álcool 70 para os motoristas higienizar os assentos antes de cada embarque e ter uma rotina de limpeza dos panos que ficam na altura da cabeça nos assentos.
Redução de efetivo na fábrica:
16/03/20:
• A gerência liberou para os trabalhos em Home Office mais de 230 trabalhadores próprios do horário administrativo que representa 70% deste efetivo na REDUC. A cada dia aumenta os casos e as mortes pelo COVID-19. O sindicato reforça a necessidade de liberar mais trabalhadores para quarentena em suas casas e que não tenham reflexos em seus salários;

• Os trabalhadores do setor da manutenção estão 100% na refinaria. Sindicato pede que reduza este número de trabalhadores conforme a parada de unidades não essenciais como, por exemplo, o setor de Lubrificantes.

19/03/20:
• A gerência tem seguido a orientação de afastar trabalhadores acima de 60 anos de idade, gestantes, trabalhadores que voltaram de viagens internacionais e os que passaram recentemente por cirurgias delicadas tendo risco de se prejudicarem com o contágio do COVID-19. A cada dia aumenta os casos e as mortes pelo novo Corona Vírus, necessário liberar mais trabalhadores para quarentena em suas casas. Sindicato reforça as gerências para que parem as unidades industriais não essenciais para população e assim liberar mais trabalhadores sem reduções ou cortes de seus salários;

• Solicitado o esforço de liberar os trabalhadores do setor da manutenção na refinaria. Sindicato pede que reduza este número de trabalhadores conforme a parada de unidades industriais não essenciais como, por exemplo, o setor de Lubrificantes.

23/03/20:
• A gerência esta estudando a parada de unidades. O Sindicato reforçou a necessidade de quarentena de mais trabalhadores em seus lares diante dos aumentos exponenciais dos casos do novo corona vírus. A parada de uma das plantas de lubrificantes foi sugerida pelo sindicato mas será estudado futuramente pela gerência de logística e comercialização.

26/03/20:
• Há trabalhadores do H.A. que não foram afastados. Solicitado a gerência uma maneira de estes petroleiros permanecerem mais tempo em suas casas em quarentena. Sugerido uma escala ou rodízio, na próxima reunião continuaremos o debate.

30/03/20:
• A gerência esta estudando o revezamento de trabalhadores do H.A. dando oportunidade aqueles que ainda estão indo todo dia para REDUC. A gerência informou que caiu o número de trabalhadores na refinaria e no momento são de 10% a 20% de trabalhadores no horário administrativo trabalhando na fábrica. Reforçaremos sempre a importância de liberar mais trabalhadores para quarentena em casa sem redução de benefícios e salário como também a retirada de adicionais pelo ACT;

• Unidades operacionais da REDUC estão sendo paralisadas: LP/PL-I (U-1720, U-1730, U-1740) e LP/PL-II (U-1510). São mais de 50 trabalhadores e esperamos que boa parte deles esteja em seus lares sem redução de salário. A gerência remanejará alguns para outros setores operacionais e outros liberados para a quarentena em casa mas não comentou sobre os reflexos.

02/04/20:
• A sede da companhia irá cortar os adicionais ATN e AHRA dos trabalhadores dos turnos que forem para a quarentena em suas casas. Sindicato entrará com ações se for efetuado a retirada de direitos garantidos no ACT em período de pandemia. A planta 2 de lubrificantes que esta parando a produção nas unidades : 1720/30/40 e a planta 1 com a U-1510 haverá um número reduzido de trabalhadores nas unidades paradas e remanejados para outras unidades do setor do lubrificante e TE para atuarem no turno. O sindicato vê com preocupação colocar trabalhadores contando em unidades onde não foram treinados ou tiveram o mínimo necessário de vivência nas novas unidades mesmo similares as unidades paradas.

Solicitado a orientação/treinamento necessários a esses trabalhadores para garantir a segurança de toda a equipe como a preservação dos adicionais em ACT aqueles que ficarão em quarentena;

• A gerência do lubrificante trará as informações sobre o remanejamento com quantitativo dos trabalhadores que permaneceram na REDUC e quais setores ficaram como o número de trabalhadores que foram para suas casas em quarentena e se esses tiveram realmente seus adicionais do turno retirados, para o sindicato toma as providências cabíveis para restabelecê-los;

• A gerência informou que ainda não há decisão sobre cortes nos salários ou retirada de adicionais daqueles já afastados como os grupos de risco: + 60 anos, gestantes ou trabalhadores do H.A.

02/04/20:
• As U-1510, U-1720/40, U-1730 e U-1790 estão em paradas de produção e há 40 operadores que foram afastados de suas atividades para se resguardarem em seus lares. O gerente comunicou que haverá retiradas de seus adicionais de turno e consequentemente a redução de suas remunerações por decisão dos executivos da PETROBRAS. A empresa continua tomando decisões unilaterais sem a participação dos sindicatos.

U-1510: 15 operadores na REDUC no turno; 5 afastados em quarentena – casa.
U-1720/30/40: 15 op. na REDUC no turno; 23 afastados em quarentena; 1 de férias e 1 afast. médico.
U-1790: 20 operadores na REDUC no turno; 12 afastados em quarentena – casa; 1 de férias e 1 afastamento médico.
Solicitado a gerência para ter 2 operadores de turno na U-1730 (só há 1 operador por turno) pelo risco claro de não assistência a esse trabalhador por outro companheiro de unidade. Há vários casos na REDUC onde vidas foram salvas por ter outro trabalhador no mesmo setor acudindo o no momento de dificuldade como também casos de trabalhadores sozinhos na área e mortos sem a assistência em tempo hábil.

• A gerência do lubrificante esta devendo a apresentação dos detalhes do remanejamento dos trabalhadores;

• Todos os trabalhadores do turno afastados da REDUC, até mesmo os de licença médica, terão perdas dos seus adicionais e não serão indenizados. Relato da gerência. Sindicato espera decisão favorável do MPT em preservar as remunerações de todos ou entraremos com as ações judiciais para isso. Neste momento a vida em primeiro lugar, as reparações financeiras continuaremos na luta pelo justo aos trabalhadores mas neste momento a defesa da vida dos trabalhadores em primeiro lugar em suas casas em isolamento.

• A gerência informou que os trabalhadores entre 60 e 64 anos afastados podem retornar a fábrica desde que sejam autorizados pelo SMS/SO, não sendo aplicado aos trabalhadores com mais de 65 anos. Sindicato pede que esses trabalhadores fiquem em suas casas pois a vida está em risco dentro da REDUC (+ 3 casos confirmados de COVID-19 e dezenas de suspeitos). O sindicato continuará lutando na justiça pela preservação da remuneração e neste momento temos que pensar em nossas vidas.

• Denúncia que o Laboratório esta cheio de trabalhadores. A gerência vai verificar.

13/04/20:
• Por enquanto não há a intenção de parada de mais unidades operacionais;

• Horário de home office - RH informa que existem as seguintes opções, negociadas por gerência:
a) 07h30 ás 13h45 sem adicional de almoço;
b) 07h30 ás 14h30, com adicional de almoço;
c) 09h00 ás 16h00, com adicional de almoço.
Sindicato solicita a gerência a lista dos não contemplados com adicional de almoço e como será o pagamento: cartão ou no contracheque;

• A empresa se recusa a registrar em DIP ou até por e-mail as dispensas temporárias para quarenta aos trabalhadores da refinaria. Sindicato enviou ofício à companhia pedindo explicações e solicitando o comunicado (DIP) e também denunciamos esses atos irregularidades ao MPT e ao DRT (Delegacia Regional do Trabalho);

• A gerência estabeleceu uma “oportunidade” de retorno a REDUC para aqueles que têm idade entre 60 e 64 anos e foram afastados pois, naquele momento, entenderam que estes estão no grupo de risco. Agora, eles mudaram de ideia e querem abrir as portas da fábrica para eles voltarem a trabalhar depois da avaliação do SMS/SO, mesmo sabendo das orientações da OMS que diz: indivíduos acima de 60 anos são os mais propensos a ter complicações e morrer de Covid-19. O sindicato seguirá denunciando mais esse absurdo e pede aos trabalhadores que permaneçam em seus lares em quarentena;

• Solicitado, mais uma vez, a gerência para ter 2 operadores de turno na U-1730 (só há 1 operador por turno) pelo risco claro de não assistência a esse trabalhador por outro companheiro de unidade. Há vários casos na REDUC onde vidas foram salvas por ter outro trabalhador no mesmo setor acudindo o no momento de dificuldade como também casos de trabalhadores sozinhos na área e mortos sem a assistência.

16/04/20:
• A U-1510 voltará a operação no dia 24/04.

16/04/20:
• A gerência precisa estabelecer 2 operadores de turno na U-1730 (só há 1 operador por turno) pelo risco claro de não assistência a esse trabalhador por outro companheiro de unidade. Há vários casos na REDUC onde vidas foram salvas por ter outro trabalhador no mesmo setor acudindo o no momento de dificuldade como também casos de trabalhadores sozinhos na área e mortos sem a assistência.

04/05/20:
• A U-1510 continua parada, e agora, talvez final de maio/2020.
SMS/SO:
16/03/20:
• Setor médico da REDUC (SMS/SO) tem que estar preparado com máscaras aos doentes e que dão entrada e os médicos constatando os sintomas dos mais variados níveis, liberar os trabalhadores para sua recuperação fora da fábrica como também os contratados. A gerência informou que há um médico todo o dia das 07h00 às 17h00 no SESAO.

19/03/20:
• Setor médico da REDUC (SMS/SO) tem que estar preparado com máscaras aos doentes que dão entrada. Os médicos constatando os sintomas dos mais variados níveis, liberar os trabalhadores para sua recuperação total fora da fábrica. A gerência informou que há um médico todo o dia das 07h00 às 17h00 no SESAO.

Solicitamos o mesmo tratamento aos terceirizados. Solicitamos o controle de pacientes que deram entrada no setor por conta dos sintomas do COVID-19, quantidade de trabalhadores afastados por suspeitas de contágio e quantos continuam afastados. Também se aplica aos terceirizados. Aguardaremos até a próxima reunião.

23/03/20:
• Não foi apresentado o balanço dos atendidos no setor por suspeitas do contágio do COVID-19. Solicitamos o controle de pacientes que deram entrada no setor por conta dos sintomas do COVID-19, quantidade de trabalhadores afastados por suspeitas de contágio e quantos continuam afastados. Também se aplica aos terceirizados. Aguardaremos até a próxima reunião.

26/03/20:
• A gerência de SMS informou que mantém afastamento médico aos trabalhadores que apresentam os sintomas característicos do novo corona vírus. Desde de fevereiro foram afastados 3 trabalhadores com suspeitas de contaminação, 2 retornaram ao trabalho e 1 permanece afastado. Até o momento não há trabalhadores com COVID-19;

• A gerência irá providenciar carros particulares (RTs) para os trabalhadores do setor médico: médicos, enfermeiros e técnicos pois são do grupo de risco muito alto de exposição, com alto potencial de contato com casos confirmados ou suspeitos de COVID-19 durante procedimentos médicos;

• Informado que além dos 600 mil testes para COVID-19 que a PETROBRAS disponibilizou para o SUS, foi comprado mais 10 mil testes para a empresa. A gerência médica esta negociando com as empresas, os laboratórios, a viabilidade de análise destes testes.

30/03/20:
• A representação dos trabalhadores solicitou estender carros particulares (RTs) para os trabalhadores terceirizados do setor médico: dentistas, as profissionais que coletam sangue, médicos e enfermeiros pois também são do grupo de risco muito alto de exposição, com alto potencial de contato com casos confirmados ou suspeitos de COVID-19 durante procedimentos. A gerência vai avaliar.

• A campanha de Vacinação contra a gripe foi paralisada pela sede da empresa. O sindicato irá buscar explicações para tal postura do executivo;

• Controle de temperatura à distância em todos os trabalhadores na chegada ao trabalho. A gerência esta providenciando os equipamentos apropriados para serem utilizados na REDUC.

09/04/20:
• A gerência médica da REDUC informou que os testes estão sendo realizados na REDUC, em casa e na sede da PETROBRAS aos trabalhadores com suspeitas.

• A gerência vai estudar estender carros particulares (RTs) para os trabalhadores terceirizados do setor médico: dentistas, as profissionais que coletam sangue, médicos e enfermeiros pois também são do grupo de risco muito alto de exposição, com alto potencial de contato com casos confirmados ou suspeitos de COVID-19 durante procedimentos.

• Não foi apresentado o balanço dos atendidos no setor por suspeitas do contágio do COVID-19. Solicitamos o controle de pacientes que deu entrada no setor por conta dos sintomas do COVID-19, nomes, quantidade de trabalhadores afastados por suspeitas de contágio e quantos continuam afastados. Também se aplica aos terceirizados;

• Controle de temperatura à distância em todos os trabalhadores na chegada ao trabalho. A gerência ainda esta providenciando os equipamentos apropriados para serem utilizados na REDUC.

13/04/20:
• 38 casos de COVID-19: 14 confirmados, 23 aguardando o resultado dos testes e 1 recuperado;

• Ainda não conseguimos as informações mais detalhadas com a gerência: nomes dos infectados e suspeitos (todos afastados), quantidade por setores, quantidades de recuperados;

• O gerente de SMS/SO informou que as coletas para os testes de COVID-19 (PCR) estão sendo realizados na REDUC, no hotel Windsor na Barra da Tijuca e nas casas dos trabalhadores e os laboratórios Fleury e Richet estão realizando as análises. Os testes são feitos nos trabalhadores conforme a avaliação do médico da PETROBRAS.

• O sindicato e a CIPA solicitam uma abrangência nos testes para os trabalhadores que conviveram no setor com os confirmados por COVID-19. A gerência esta vendo a aquisição dos testes rápidos;

• A empresa adquiriu uma pistola de medição de temperatura à distância e aplica em trabalhadores aleatoriamente na refinaria.c

16/04/20:
• 56 casos de COVID-19: 26 confirmados, 29 aguardando o resultado dos testes e 1 recuperado;

• Entrega de atestados apenas por e-mail ou aplicativos como Whatsapp. A gerência vai avaliar;

• A gerência esta aplicando carros particulares (RTs) para os trabalhadores terceirizados do setor médico: dentistas, as profissionais que coletam sangue, médicos e enfermeiros pois também são do grupo de risco muito alto de exposição, com alto potencial de contato com casos de COVID-19 durante procedimentos.

23/04/20:
• A gerência de SMS vai avaliar a suspensão de entrega presencial de atestados médicos em 72hs na pandemia. Há maneiras nos aplicativos digitais disponíveis para enviar os atestados sem a presença do trabalhador em um setor de grande perigo de contágio;

• A assistente Social existe e esta a disposição dos trabalhadores que precisam de ajuda. Ligar para SMS/SO da REDUC e solicitar atendimento;

• A gerência de SMS/SO comunicou que existe um plano de trazer os trabalhadores que estão em quarentena entre 60 a 64 anos de idade de volta a REDUC desde que solicitem e sejam aprovados pelo setor médico. O Sindicato não concordo com este absurdo pois se tratam de trabalhadores no grupo de risco em uma refinaria com dezenas de casos de pessoas afastadas por COVID-19. Pelo relato do gestor não há, ainda, trabalhadores retornando a fábrica; • A gerência de SMS/SO informou que esta providenciando à REDUC, 300 testes rápidos para COVID-19;

• A câmera termográfica esta em teste no refeitório. O trabalhador que apresentar temperatura corpórea acima do normal será encaminhado a passar no setor médico da refinaria;

• A gerência de SMS/SO não esta passando os dados, o quantitativo de trabalhadores afastados por contaminação e suspeitos por COVID-19. O sindicato tomará as medidas cabíveis para obter esses dados pois o gestor tem q respeitar a entidade representativa e o ACT vigente (Cláusula 79, parágrafo 1º).

27/04/20:
• Aguardando a suspensão de entregas presenciais de atestados médicos no período de 72hs no SESAO. Entregas seriam por e-mail ou Whatsapp;

• Assistente social – Michelle possui reclamações de não atendimento nos casos de COVID-19 aos trabalhadores;

• Mais testes COVID-19 aos trabalhadores, principalmente para aqueles que retornam (os recuperados), muitos voltam em 14 dias sem sintomas e retornam a REDUC – potenciais assintomáticos. Precisam ser testados para segurança dos demais na fábrica. Se não for assim, até providenciar mais testes, estender o afastamento para 21 dias sem sintomas do vírus;

• A campanha de Vacinação contra a gripe precisa ser realizado pela sede da empresa para cumprimento do ACT. A questão da imunidade foi relatada pelo SMS que poderia acontecer com a aplicação da vacina ao trabalhador. Pelas informações médicas o período é de 48 horas após a aplicação. Podendo o trabalhador tomar a vacina no último dia de trabalho antes da folga prologada ou na sexta antes do final de semana. Ampliar a vacinação aos terceirizados;

04/05/20:
• As entregas presenciais de atestados médicos no período de 72hs no SESAO estão suspensas. Entregas serão por e-mail ou Whatsapp do setor;

• Saída do refeitório foi instalado uma câmera termográfica;

• Resposta da PETROBRAS ao Sindipetro Caxias : “Em resposta aos seus Ofícios 130 e 131/2020, informamos que, em atenção à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, coordenada pelo Ministério da Saúde, a Petrobras todos os anos realiza campanha interna para imunização de seus empregados e, neste ano, acompanhando as estratégias das autoridades sanitárias, planejou antecipar essa campanha para o início do mês de abril. Todavia, no processo de compra centralizada para as doses necessárias da vacina para atender a demanda da Petrobras, nenhum dos fornecedores apresentou proposta. Estamos buscando alternativas no mercado para viabilizar o fornecimento das vacinas e, tão logo este processo seja concluído, informaremos aos empregados sobre a campanha interna da Petrobras.”;

• Sindicato provoca por ofício ao CFM e CREMERJ sobre as orientações de afastamento por 21 dias os trabalhadores que deram positivo no teste do COVID-19;

• Não há trabalhadores próprios com mais de 60 anos na REDUC – afirma a gerência de SMS.

14/05/20:
• Em resposta ao sindicato a empresa informa que, “em atenção à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, coordenada pelo Ministério da Saúde, a Petrobras todos os anos realiza campanha interna para imunização de seus empregados e, neste ano, acompanhando as estratégias das autoridades sanitárias, planejou antecipar essa campanha para o início do mês de abril. Todavia, no processo de compra centralizada para as doses necessárias da vacina para atender a demanda da Petrobras, nenhum dos fornecedores apresentou proposta. Estamos buscando alternativas no mercado para viabilizar o fornecimento das vacinas e, tão logo este processo seja concluído, informaremos aos empregados sobre a campanha interna da Petrobras.”. O gerente de SMS/SO comunicou que o trabalhador pode solicitar o reembolso da vacina de até R$ 120 é só repassar as notas fiscais e dados complementares ao supervisor de seu setor.

21/05/20:
• O gerente de SMS informou que em breve ( talvez semana que vem) teremos + de 250 testes (rápidos, PCR e sorológicos) de COVID-19 por dia por conta da parceria FIRJAN + CENPES + FIOCRUZ. Aguardar para ver.
Paradas de Manutenção e Projetos:
16/03/20:
• Não há PARADAS DE MANUTENÇÃO em andamento somente uma NÃO PROGRAMADA no setor LP/PL-2 (U-1730).

19/03/20:
• Não há PARADAS DE MANUTENÇÃO em andamento somente uma NÃO PROGRAMADA no setor LP/PL-2 (U-1730), solicitado uma atenção a essa área para evitar as aglomerações nos locais de trabalho.

23/03/20:
• Os projetos da engenharia ainda se mantem por conta das exigências do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado com MPF e o órgão tem cobrado com ações cíveis públicas recentemente emitidas contra a empresa por descumpri-las.

26/03/20:
• Pelo relato da gerência, as empresas com os projetos da engenharia na refinaria reduziram a sua mão de obra contratada pela metade.
Melhorias e proteção nos locais de trabalho:
23/03/20:
• Há álcool em gel nas mesas do CIC mas alguns utilizam o mesmo para higiene dos equipamentos e móveis de trabalho (mesa, teclados, mouses, rádios, PDAs (aparelho portátil de controle) e telefones), não uma redução de tempo de uma rotina e outra de limpeza pela contratada. Os trabalhadores reclamam de falta de higienização diferenciada nas maçanetas, balcão de disposição de alimentos na copa e nos mobiliários, tanto no CIC quanto nas CCLs. Os trabalhadores pedem uma limpeza geral e mais profunda nos equipamentos de trabalho. Solicitado a gerência algum tipo de produto para higienização/ desinfecção de equipamentos como teclados, mouses e PDAs nas CICs e CCLs para alguma necessidade de limpeza na ausência dos profissionais de serviços gerais. O sindicato estende este pedido para todas as salas dos prédios onde há trabalhadores ainda em atividade;

• O sistema de ar condicionado central do CIC deveria ter limpeza mais frequente dos dutos de ar ( de preferência com robô de limpeza) e melhor controle da temperatura ambiente. Ultimamente o CIC tem estado frio demais preservando a exposição ao vírus. A gerência avaliará o pedido e organização do controle de temperatura do CIC. O Sindicato estende ao pedido aos outros prédios com sistema de refrigeração que precisem de atenção na limpeza e temperatura;

• Banheiros do CIC estão com os dispensers de sabonete vazios ou demorando a serem abastecidos. Alguns dispensers instalados não estão sendo abastecidos com álcool em gel. Há um instalado na entrada do CIC mas os trabalhadores pedem a instalação na COPA do CIC. Gerência tratará do caso;

• Limpeza do chão antes de cada troca de turno em locais que tenham vestiários e a troca do calçado pode ser uma oportunidade de contágio.

26/03/20:
• O CIC estava sem álcool em gel no dia da reunião e a gerência tomaria as providências para repor.

• O sistema de ar condicionado central do CIC deveria ter limpeza mais frequente dos dutos de ar (de preferência com robô de limpeza) e melhor controle da temperatura ambiente. Ultimamente o CIC tem estado frio demais preservando a exposição ao vírus ainda necessita do melhor controle de temperatura do CIC. O Sindicato estende ao pedido aos outros prédios com sistema de refrigeração que precisem de atenção na limpeza e temperatura. A gerência prometeu responder na próxima reunião;

• A gerência informou que os banheiros do CIC estão com os dispensers de sabonete abastecidos e vai melhorar a atuação para que se mantenham sempre abastecidos. A mesma coisa com os dispensers instalados com álcool em gel;

• Instalado dispensers com álcool em gel na COPA do CIC;

• A gerência tem mencionado em cada reunião a dificuldade de manter o álcool em gel na REDUC. Foi sugerido a instalação de bases móveis para limpeza das mãos. A gerência irá estudar o caso.

30/03/20:
• As cadeiras do CIC estão velhas e criando desconforto aos trabalhadores precisando ser trocadas;

• A sistemática de reposição de álcool em gel e detergente para limpeza de computadores e seus periféricos ainda esta ruim. CIPA e Sindicato reforçaram a necessidade de cobrar o gestores e a empresa contratada pela limpeza um ritmo que dê conta em cada turno de trabalho ter a reposição dos matérias de limpeza e higienização da mãos tanto nas estações de trabalho no CIC como também nos banheiros e vestiários. A gerência da REDUC irá endurecer com multas pelas não conformidades relatas em todas as reuniões;

• Sugerido a gerência o fornecimento de máscara N95 a todos os trabalhadores. Ao contrário da máscara convencional (branca – cirúrgica), esta possui maior durabilidade com os devidos cuidados (sem dobrar para não quebrar as fibras e perdendo a sua finalidade). A N95 em média possui uma durabilidade de três meses de acordo com a empresa 3M e é apropriada para a proteção dos trabalhadores do contágio. A gerência vai avaliar.

02/04/20:
• A gerência informou que a rede de dutos do sistema de ar condicionado central do CIC está limpa garantindo uma ventilação com grau pureza do ar aceitável aos padrões de saúde, livre de poeiras e mofos em seu interior como também em outros prédios com sistema de refrigeração. Os livros com os dados das últimas limpezas e validades estão disponíveis para averiguação das representações dos trabalhadores. O Controle de temperatura do CIC ainda esta indefinido a sua operacionalidade. A gerência vai definir uma pessoa (talvez o cotur) para centralizar o controle de temperatura pois os trabalhadores reclamam do frio excessivo no CIC;

• A gerência comunicou que pressionou e responderia com multas as empresas contratadas responsáveis pela limpeza dos locais de trabalho, vestiários e banheiros como a reposição de álcool em gel e sabonetes líquido nos dispensers espalhados pela refinaria. O Sindicato mantem os canais para os trabalhadores denunciarem qualquer falha na proteção sanitária na REDUC;

• Será implementado banheiros químicos para lavagem das mãos próximo nas áreas de trabalho;

• A gerência vai verificar o vestiário da U-1710/90 pois não tem circulação de ar;

• Sugerido a retirada de maçanetas em portas dentro da CIC. A gerência estudará a viabilidade;

• Disponibilizar mais áreas onde os trabalhadores possam ter acesso à água potável. Garrafas de água mineral de 510 ml seria uma opção para evitar o contágio;

• Sugerido a gerência o fornecimento de máscara N95 a todos os trabalhadores. Ao contrário da máscara convencional (branca – cirúrgica), esta possui maior durabilidade com os devidos cuidados (sem dobrar para não quebrar as fibras e perdendo a sua finalidade). A N95 em média possui uma durabilidade de três meses de acordo com a empresa 3M e é apropriada para a proteção dos trabalhadores do contágio.

A gerência local respondeu que a decisão é da sede e no momento ela não esta permitindo a aplicação da distribuição de máscaras apenas para o setor médico e determinadas áreas onde couber. O sindicato enxerga como uma falha e comunicará os órgãos públicos.

09/04/20:
• A gerência informou que há dispersores lavando o chão da fábrica com hiperclorito de sódio e água para ajudar na higienização;

• A gerência vai trocar as cadeiras do CIC. Vamos acompanhar;

• Sugerido que os trabalhadores que chegam no CIC, primeiro troquem a roupa e façam a rendição com uniforme e o trabalhador rendido vá direto para o transporte depois da roupa trocada;

• A ideia da porta mantida aberta esta colocada em alguns banheiros possíveis para isso;

• Há galões de água disponibilizados em mais áreas onde os trabalhadores possam ter acesso à água potável.

13/04/20:
• Finalmente a gerência disponibilizará máscaras, infelizmente, não as N95 mas de pano (máscaras caseiras) por dificuldade de aquisição pois falta no mercado as máscaras sugeridas pelo sindicato. Continuaremos insistindo que a gerência se esforce e continue a busca de melhores máscaras que garantam melhor eficiência do que as de pano;

• As instalações de pias para lavar as mãos esta sendo estudado os locais para implementá-las;

• A gerência informou que as cadeiras do CIC serão trocadas mas vai demorar pois há um processo de aquisição para se concretizar a compra;

• Solicitado a transferência do controle do CIC para as CCLs como uma forma de quebra a concentração de trabalhadores no centro de controle. Há gerência vai avaliar.

16/04/20:
• A gerência vai verificar os vestiários da U-1710/90 pois não tem uma boa circulação de ar;

• A U-2500 não possui dispenser com álcool em gel. A gerência vai verificar;

• Solicitado, novamente, a transferência do controle do CIC para as CCLs como uma forma de quebra a concentração de trabalhadores no centro de controle. A gerência diz que que esta avaliando e insistiremos nesse caminho como uma forma de evitar as aglomerações e em um ambiente fechado e frio;

• O sindicato levou a denuncia que no HDT esta tendo número de operadores abaixo do número mínimo. A gestão vai checar;

• Solicitamos que a gestão crie os canais e divulgue sobre o uso da máscara (de pano) e sua limpeza;

• As instalações de pias para lavar as mãos serão avaliadas os locais no dia 27/04 com a participação do sindicato e CIPA.

23/04/20:
• As desconfianças sobre a limpeza do ar-condicionado da REDUC ainda existe e solicitaremos os documentos de vistoria dos aparelhos;

• Melhorar a rotina de limpeza na CCL da U-1250.

27/04/20:
• O SOP vai aumentar o contrato com a LIMPIND para aumentar o número de empregados que hoje são 98 trabalhadores no total. Assim, melhorar e aumentar a rotina de limpeza na REDUC;

• A gerência informou que os vestiários da U-1710/90 vai demorar pois precisam de reformas estruturantes para melhorar a circulação de ar mas que fará a reforma;

• A U-1530 tem ocorrido jornadas de trabalho de + de 16 horas (09/04);

• Aguardar na próxima reunião resposta a compra de mais máscaras de pano com tamanhos maiores;

• Aguardar na próxima reunião resposta sobre reuniões com grupos de trabalhadores organizadas por seus supervisores sobre as práticas de proteção contra o COVID-19 (uso das máscaras, lavagem das mãos...);

• Aguardando um posicionamento sobre as transferências de controle das unidades operacionais do CIC para CCLs, avaliando a segurança nas CCLs para evitar aglomerações em casas pequenas;

• Limpeza de todos os setores antes da chegada dos trabalhadores em seus locais de trabalho (turno e H.A.).

04/05/20:
• Novo lote de máscaras pretas compradas para distribuição do turno. Solicitar no SOP;

• Porta automática da CCL da U-1210 em processo de compra;

• Porta automática da CCL da U-1250 consertada;

• O SOP informou sobre um aditivo no contrato para aumentar a atuação da limpeza na REDUC – aguardando;

• Aglomeração na entrada da recepção da REDUC (integração). Vão averiguar.

14/05/20:
• A transferência de controle das unidades operacionais do CIC para as CCLs não tem sido uma ideia abraçada pelos gestores. As sugestões são colocadas nas mesas mas a uma postura de chefia onde tem que centralizar a refinaria e do lado do cotur. Continuaremos nessa linha pois esta comprovado que a CIC é um foco de disseminação do COVID-19;

• Na CCL da 1620/30/40 melhorar a organização dos uniformes quando são entregues nas casas pois ficam amontoados em uma pilha. Solicitamos uma melhor arrumação individualizando os uniformes em gavetas, nesta CCL já possui os gaveteiros. Houve reclamações de rotina de limpeza da casa nos finais de semana;

• D-7902 próximo a CCL da U-1710/90 com vazamento de vapor e criando um grande ruído mesmo com as portas fechadas;

• Na CCL da U-1710/90: Informado na orientação aos trabalhadores terceirizados sobre a aglomeração na emissão/baixa de PTS. Ar condicionado central com dutos sujos precisando de limpeza. Disponibilizar capas de chuva pois estão sendo compartilhados pelos operadores. Os operadores reclamaram de falta de máscaras;

• O exaustor esta em compra para o vestiário feminino da U-1710/90;

• NA CCL da U-1720/30/40: Ar condicionado central quebrado (2 máquinas paradas para reparo e uma funcionando mal); No SMS/SI só há uma trabalhadora terceirizada para limpar todo setor. Necessitando de mais funcionários para melhorar a limpeza do local.

21/05/20:
• Péssimas condições de trabalho da área da balança do portão 5 da REDUC. A casa entre as duas balanças onde os caminhões estacionam do lado para serem pesados são muito próximas das salas onde os trabalhadores registram os dados de carregamento/descarregamento com ruídos acima de 80dB. Esta casa não possui isolamento acústico apropriado como na guarita do portão 6 onde passam os caminhões carregados de COQUE. O Sindipetro Caxias solicita mudanças nesta casa (portão 5) para garantir a saúde destes trabalhadores onde passam mais de 100 carretas todos os dias e não há nenhuma proteção contra os altos ruídos do local para todos que trabalham e circulam neste local. O sindicato e CIPA detectaram também nenhuma barreira sanitária diante da pandemia do COVID-19. Há centenas de caminhoneiros de todo Brasil entrando e saindo da REDUC todos os dias e muitas vezes sem máscaras e sem higienização nestes locais (pias com sabão e água e álcool em gel), também formando aglomerações entre eles, pois esperam em um espaço ao ar livre sem estruturas adequadas e limpeza enquanto o setor de balança pesa os seus veículos. O Sindipetro Caxias solicitou verbalmente e a CIPA estas mudanças e formaliza com este ofício as transformações necessárias do ambiente de trabalho de todos os locais onde há balanças para estabelecer a segurança da saúde de todos conforme mencionado neste documento;

• O SMS da REDUC vai providenciar pistolas termômetros para checar a temperatura corpórea dos motoristas dos caminhões que entram na refinaria e questionários para saber da saúde deles. Solicitamos mais mudanças como mencionado pela CIPA e Sindicato.
Regime de trabalho:
19/03/20:
• Tabela de turno de 12hs aplicada pela empresa para reduzir o tempo de permanência dos trabalhadores nas fábricas não foi debatida com o sindicato. A postura unilateral sem o debate com os trabalhadores a respeito de algo que atinge os diretamente não contribui para um ambiente tão preocupante como este em que estamos vivendo e não aceitaremos tais posturas agora e no futuro que atinjam a vida dos petroleiros. Solicitamos a gerência geral a não aplicação das 4 horas além das 12 horas de trabalho pela nova tabela. Pelo relato da gerência não houve trabalhos extras, mas há trabalhadores que aceitaram vir na folga para manter o número mínimo. O sindicato pede aos companheiros do turno que imprimam suas folhas de ponto com as 4 horas a mais de trabalho pois será utilizado como prova para futuras ações;

• A gerência comunicou em reunião que os trabalhadores em tele trabalho estão recebendo o vale refeição em seus contracheques;

• Informe: Há trabalhadores do HA que estão cumprindo revezamento semanal com poucos na refinaria e os demais em Teletrabalho (Home Office). Há também trabalhadores que estavam no HA e retornaram para o turno para manter o número mínimo de trabalhadores.

23/03/20:
• Solicitamos, mais uma vez, a gerência geral a não aplicação das 4 horas além das 12 horas de trabalho pela nova tabela. Como também o assédio gerencial em pressionar o trabalhador a vir na sua folga. Pelo relato da gerência não houve trabalhos extras, mas há trabalhadores que aceitaram vir na folga para manter o número mínimo. O sindicato pede aos companheiros do turno que imprimam suas folhas de ponto com as 4 horas a mais de trabalho pois será utilizado como prova para futuras ações;

• Há um debate sobre o assunto do confinamento dos trabalhadores do regime de turno com revezamento prolongado com folga estendidas para manter dois grupos trabalhando e os demais em folga mas sem previsão e reforçamos a gerência da necessidade da participação do sindicato enquanto representante dos trabalhadores nestas mudanças.

26/03/20:
• Sobre o valor a ser depositado referente ao vale refeição conforme lei. Vamos esperar o contra cheque do próximo mês (abril) para comprovar o pagamento.

02/04/20:
• A gerência criou 2 turnos de trabalho, de 07h30 às 15h30 e 12h30 às 20h30. Atingindo mais de 70 trabalhadores da manutenção. Sindicato não concorda com tal mudança sem a participação da entidade e pressionará para liberação do máximo de trabalhadores para quarentena e mantendo o horário original.

09/04/20:
• A gerência trará na próxima reunião informações sobre o auxílio refeição/alimentação aos trabalhadores em tele trabalho;

• O sistema de programação de férias (SPF) esta fora, indisponível mas a gerência desconhece que o sistema esteja off-line. A gerência vai checar e mencionou que o problema pode ser momentâneo.

04/05/20:
• Denunciado a gerência sobre a precarização das atividades do laboratório com a terceirização – pessoas não preparadas e caindo a qualidade das análises pela primerização dos técnicos químicos.
Assuntos gerais:
16/03/20:
• Definido 2 reuniões semanais para deliberar as mudanças para o controle sanitário na refinaria.

19/03/20:
• Definido 2 reuniões semanais para deliberar as mudanças para o controle sanitário na refinaria e com liberdade para o sindicato e a CIPA percorrer a refinaria para fiscalizar e trazer dos trabalhadores suas sugestões, dúvidas e denúncias sobre as fragilidades e controle sanitários na fábrica;

• Sugerido a gerência um estudo para instalações de lavatórios das mãos em mais locais pela refinaria sem ocasionar aglomerações e comprometer a segurança sanitária.

23/03/20:
• Sobre a campanha de Vacinação contra a gripe, a gerência esta providenciando as vacinas mas não mencionou a data de início da vacinação mas em breve estará comunicando o calendário;

• Trabalhadores sugeriram painéis e cartazes sobre higienização das mãos e e limpeza dos rádios, mouses, telefones, etc;

• Controle de temperatura à distância em todos os trabalhadores na chegada ao trabalho.

26/03/20:
• Sobre a campanha de Vacinação contra a gripe, a gerência ainda esta providenciando as vacinas mas não mencionou a data de início da vacinação;

• Controle de temperatura à distância em todos os trabalhadores na chegada ao trabalho. A gerência testou com equipamentos industriais (pirômetros) não surtindo o efeito esperado. Há a necessidade de aquisição de equipamentos específicos.

30/03/20:
• A campanha de Vacinação contra a gripe foi paralisada pela sede da empresa. O sindicato irá buscar explicações para tal postura do executivo;

• Controle de temperatura à distância em todos os trabalhadores na chegada ao trabalho. A gerência esta providenciando os equipamentos apropriados para serem utilizados na REDUC;

• Auditoria de acompanhamento do SPIE pelo IBP esta suspensa enquanto houver as restrições para controle sanitário.