Diagnóstico da situação pandêmica na Usina Termoelétrica Governador Leonel Brizola

Orientações gerais:
• Trabalhadores com reduções em seus salários/remunerações por causa do plano de resiliência da companhia precisam enviar mensagem pelo Whatsapp do jurídico do Sindipetro Caxias: 21 99439-2680, comunicando os reflexos e seu sindicato cobrar da empresa o cumprimento da ação ganha suspendendo o plano de resiliência;

• Trabalhadores com reduções em seus salários/remunerações por causa de recusas do setor médico dos atestados médicos precisam enviar mensagem pelo Whatsapp do jurídico do Sindipetro Caxias: 21 99439-2680, comunicando os reflexos e seu sindicato cobrar da empresa o cumprimento da doença ocupacional do COVID-19;

• Trabalhadores utilizem sempre suas máscaras dentro e fora da fábrica e as lave diariamente;

• O trabalhador não deve embarcar nos veículos com motorista ou passageiro apresentando sintomas do COVID-19. O trabalhador deve ligar para seu supervisor/coordenador solicitando outro transporte;

• Quarentena permanece até final de maio;

• Uma Emissão de PT por vez, recomendável até concluir e após sua baixa emitir outra. Não ocasionar espera com aglomeração de contratados para recebimento de permissões;

• O uso consciente do álcool em gel é fundamental pois há uma grande dificuldade de abastecimento pelo mercado a toda população. A higienização das mãos com o sabonete e água é eficaz e se houver essa possibilidade a utilize. Não utilize o álcool em gel para limpeza de teclados, mouses e móveis, utilize detergente e pano (Envie sua denuncia ao sindicato e CIPA se não houver esses materiais disponíveis em seu local de trabalho);

• As alterações no regime de trabalho, retiradas de adicionais e direitos, redução de salários, descaracterização da jornada de trabalho, estas e outras mudanças unilaterais, consagradas em ACT e desrespeitadas pela direção da PETROBRAS serão impetradas ações judiciais trabalhistas para garantir o direito do trabalhador como também denúncias ao MPT.
19/03/20:
• O Sindipetro Caxias questionou em ofício a falta de comunicação do gerente da planta sobre as ações de proteção dos trabalhadores da UTE-GLB ao COVID-19 e até o momento não obtivemos resposta.

23/03/20:
• O Sindipetro Caxias enviou mais um ofício questionando a falta de comunicação do gerente da planta sobre as ações de proteção dos trabalhadores da UTE-GLB ao COVID-19 e solicitando uma reunião como na REDUC mas até o momento não obtivemos resposta.

26/03/20:
• O Sindicato enviou ofício ao MPT sobre a falta de diálogo com a entidade por parte do gerente da planta. A gerente de relações sindicais respondendo pelo gerente da UTE se limitou apenas em enviar um ofício padrão com medidas preventivas mas sem a participação dos trabalhadores.

05/04/20:
• Sindipetro Caxias enviou mais ofícios cobrando reuniões com o gerente da planta e dados sobre os trabalhadores contaminados pelo COVID-19 e suspeitos conforme ACT com cópias para o MPT (Ministério Público do Trabalho) e DRT (Delegacia Regional do Trabalho).

11/04/20:
• Finalmente a UTE-GLB cedeu à pressão do Sindipetro Caxias e respondeu em ofício com a agenda de reuniões de SMS conforme ACT para debatermos e acompanhar a vida dos trabalhadores na fábrica diante da pandemia. A primeira ocorrerá dia 29/05. Na mesa exigiremos o melhor trato na segurança sanitária dos trabalhadores da usina e informações dos infectados e afastados pelo vírus.