Tragédia anunciada
Sindipetro Caxias participa de inspeção na Parada de Manutenção
julho 8, 2021

Explosão da caldeira de CO matou três trabalhadores na REDUC

Brain. Digital brain in hand. 3D Science and Technology concept. Neural network. IQ testing, artificial intelligence virtual emulation science technology. Brainstorm think idea. Vector illustration

Você esqueceu? O Sindipetro Caxias não!

No dia 10 de julho de 1990, a caldeira de CO (monóxido de carbono) da REDUC explodiu deixando três trabalhadores mortos e oito feridos. Entre os mortos estava o Técnico de Operação Jessé Lobo, lotado na ER/TM, empregado da Petrobrás, além de dois trabalhadores de uma empresa contratada. Os trabalhadores morreram em razão das queimaduras provocadas pelo acidente. A caldeira era localizada dentro da Unidade de Fracionamento e Craqueamento Catalítico (U-1250) e ficou totalmente destruída. A explosão ocorreu durante o acendimento dos queimadores.
O ruído e o tremor provocados pela explosão foram ouvidos e sentidos em toda a REDUC e nos bairros próximos, assustando os trabalhadores e a população. As unidades e subestações no entorno da U-1250, assim como algumas empresas localizadas na Avenida Fabor, tiveram os vidros das janelas quebrados pelo deslocamento de ar. Os Técnicos de Operação da unidade, os Técnicos de Segurança e os membros da Brigada de Incêndio, que se deslocaram para apagar o incêndio que se seguiu à explosão, por pouco também não se tornaram vítimas fatais devido ao vazamento de monóxido de carbono da U-1250, que continuou operando após a explosão da caldeira de CO.
O Grupo de Trabalho constituído naquela época para analisar o acidente apontou como principais causas a falha na supervisão, não seguir os procedimentos padrão e operador não habilitado para trabalhar com caldeiras.