FUP e FNP convocam petroleiros para Marcha a Brasília em defesa da Petrobrás
junho 28, 2022
Chão de fábrica – Sindicato questiona empresa sobre demandas da base
junho 28, 2022

Mensalidade sindical dos aposentados – Direção do sindicato propõe teto de R$180 para aposentados

Após os 2 meses de prazo dado pelos aposentados em sua Assembleia para a direção do Sindipetro Caxias elaborar um estudo, chegou a uma proposta para tentar minimizar o impacto da mensalidade sindical nos contracheques dos aposentados.
Ano passado, a outra gestão organizou uma Assembleia e propôs a redução pela metade do desconto da mensalidade. Essa iniciativa criou um déficit de 840 mil reais na receita do sindicato. Como consequência recebemos o sindicato sem nenhum fundo, reserva ou recursos para realizar as necessárias campanhas e políticas indicadas pela categoria.

A continuidade dessa proposta causará, até o fim do ano, outro déficit, porém dessa vez, como não temos mais nenhuma reserva, causará colapso financeiro do sindicato.
O principal problema dos aposentados é a alta conta paga pelo equacionamento da Petros, e os reajustes aprovados no ACT de 2020, que aumentaram o custo da AMS. A outra parte do problema é a política de mensalidade sindical aplicada. Há uma evidente discrepância entre ativos e aposentados. Enquanto a ativa paga sobre o salário base, os aposentados pagam sobre o salário bruto (INSS e/ou PETROS).

Para mudar essa realidade é necessário um estudo profundo, e mudança global nos descontos das mensalidades. Que tem que envolver a ativa. Algo que não dá para fazer agora.
Por isso, estamos propondo um teto de contribuição de R$180,00 para os aposentados. Quem paga acima de R$180 para o sindicato, só vai pagar R$180. Quem paga R$100, vai continuar pagando R$100.

Estamos fazendo nossa parte. A nova direção tem cortado muitos gastos desnecessários que não foram aprovados pela categoria. Mas essa economia ainda é insuficiente para dar uma melhor estabilidade aos sócios aposentados.
Por isso, convocamos os associados a aprovar neste momento o teto da mensalidade para os aposentados, e seguir em frente, para fortalecer nosso Sindicato.