Resumo Reunião Local RH Petrobrás 03/02

Sindipetro Caxias faz doação para Yanomamis
fevereiro 8, 2023

Resumo Reunião Local RH Petrobrás 03/02

PPP | Saldo AF | Efetivo | VA/VR | Treinamento | Folgas | Ar-condicionado | Condições de Trabalho | Transporte

No final de 2022 o Sindipetro Caxias realizou uma série de trancaços na REDUC, que fizeram o RH marcar uma reunião com sindicato na Refinaria onde foi entregue uma lista com as principais reclamações da categoria que não estavam andando ou estavam sem resposta. Um dos itens em que houve atendimento mais rápido foi a troca das cadeiras no CIC, mas em termos gerais pouca coisa andou. Apresentamos abaixo a lista dos temas tratados na reunião de fevereiro

PPP
Adiantamento será pago no dia 13/02. Foi liberado simulador com valor individual.

VA/VR REDUC
Os estudos foram concluídos e indicaram a viabilidade da implementação do ticket. Este resultado foi levado para os setores do Corporativo, SMS e Relações Sindicais.
O novo contrato de alimentação já tem previsão de modalidade de uso do vale se assim for deliberado.
RH informou que decisão final cabe a alta gestão e o assunto está em análise em função do possível impacto em outras unidades.

Contrato alimentação
Foram levadas reclamações sobre alimentos servidos em condição irregular e sobre demora para reposição no restaurante

Saldo AF
Sindicato cobrou os descontos indevidos e agilidade para tratar os casos de quem está se aposentando. RH respondeu que a frequência é tratada na área corporativa e que este tema tem tratamento na recisão.

Vaga supervisão TEU/ML
RH disse que houve erro na publicação de vaga que exigia não ter ligação sindical, que esta não é a prática da companhia e o erro já foi corrigido

Treinamento CAPOR
Sindicato questionou treinamentos feitos em quanto se contava para o posto de trabalho e inclusão como item no GD. RH informou que fez plano de ação junto a gestão para que os treinamentos não trouxessem transtornos para força de trabalho e que a intenção não é punir ninguém de nenhuma forma com a cobrança de realização desses treinamentos. 95% dos treinamentos foram realizados.

Folgas
Trazida reclamação de dificuldades para marcar folgas do TRE e de brigadista. RH respondeu que existe orientação de atender as necessidades sem gerar horas-extras

Ar-condicionado
Cobrança de vários pontos com problemas durante o verão. Gerência respondeu que existem diversos problemas nas centrais que são muito antigas e que portanto as manutenções preventivas e corretivas não dão conta integralmente. Além disso, informou que está sendo feito estudo de carga térmica e será feito REVAMP nos sistemas de condicionamento do Prédio e mais três CCLs. Paliativamente, estão usando aparelhos portáteis enquanto não é concluído o estudo, projeto e implementos da solução definitiva. Laboratório e sala do turno do SMS estão com situações mais críticas e é solicitado o envio de reclamações para o setor responsável.

Efetivo
RH informou que o plano atual de efetivo conta com as transferências de outras unidades e a nova presidência recebeu a pauta com demandas de concursos públicos. Dia 30 foram recebidos novos empregados.
Sindicato também reforçou a questão do número mínimo da UTE-TRI e os encaminhamentos da Comissão Local de SMS sobre o assunto

Transferências
Sindicato cobrou ações da companhia para que não ocorressem os problemas que aconteceram em outros processos envolvendo questões pessoais, familiares e de saúde. Informado que foi postergada a estadia em hotel para que os transferidos tivessem tempo apto para encontrar residência, o que alterou data de apresentação na REDUC.

Uso de Vans
Sindicato questionou a utilização de rotas com vans que são mais inseguras nas condições de violência urbana do RJ e menos ergonômicas.

Atrasos na saída do turno
Após diversas reclamações foram tomadas medidas pelo pessoal do transporte para reduzir atrasos, incluindo profissional que faz o acompanhamento da saída e controle de horários, orientando a liberação da partida dos ônibus.

Câmera nos carros
Sindicato questionou a utilização de câmeras nos carros usados pelo setores para deslocamento interno. A informação da gerência é que a utilização destes dispositivos segue padrão corporativo, que as câmeras não gravam áudio e só salvam imagens quando são ultrapassadas variáveis de segurança

Não-inclusão em rotas existentes
O sindicato questionou a não -inclusão de alguns funcionários em rotas já existentes. A resposta da gestão foi que a mudança no padrão não permite novas inclusões de passageiros em rotas para municípios fora da região metropolitana. O sindicato segue cobrando solução para esses casos

Código de frequência para chegada antecipada no H.A.
Levada reclamações de utilização do código “Tempo não trabalhado” para as ocasiões em que o transporte da empresa chega muito cedo. RH respondeu que a codificação de frequência deve representar aquilo que de fato ocorre na rotina laboral referente ao horário de início da jornada

Falta de transporte público para UTE e TECAM
A prefeitura de Caxias suspendeu a rota de ônibus que passava perto destas unidades. Alguns trabalhadores contratados precisam pedir caronas ou caminhar vários quilômetros. Solicitada que fosse feito gestão junto ao poder mais municipal.

Compensação de Horário H.A.
Divulgado que a compensação vai até set/out em função de cálculo feito pela média de horas para compensação das pessoas

Resposta aos ofícios do Sindicato
Sindipetro Caxias solicitou que os ofícios e comunicações escritas enviadas para Companhia fossem adequadamente respondidos de modo a dar tratamento para os problemas relatados.