Teletrabalho na Petrobrás: 92% dos petroleiros em home office querem regramento negociado com os sindicatos, aponta pesquisa da FUP
julho 15, 2021
38 anos da greve petroleira que desafiou a ditadura militar
julho 16, 2021

Reunião de aposentados e pensionistas

People meeting online via video conference flat vector illustration. Cartoon group of colleagues on virtual collective chat during lockdown. Videoconference and digital technology concept

No dia 06/07, aconteceu nossa reunião mensal de aposentados e pensionistas. Para este encontro, convidamos o diretor da FUP, Rafael Crespo e o conselheiro representante dos trabalhadores na Petros, Norton Almeida.
Rafael foi candidato para o conselho da Petros, na eleição que ocorreu em junho, na chapa apoiada pela FUP e o Sindipetro Caxias, Juntos Pela Petros. Infelizmente, com apoio da gestão da Petrobrás, bolsonaristas levaram a eleição nos dois conselhos. “Outro fator que permitiu a vitória das candidaturas bolsonaristas na Petros foi a baixa participação da categoria no processo eleitoral. Ao todo, 29.671 participantes e assistidos votaram nestas eleições, ou seja, menos de um quarto do total”, alertou Crespo. A chapa Juntos Pela Petros recebeu ao todo 18.042 votos.
Infelizmente, este foi mais um processo perdido devido a falta de unidade e compromisso com a categoria por parte da FNP. “A FUP tentou a unidade, propondo a construção das chapas do Conselho Deliberativo, com o titular indicado pela FUP e o suplente pela FNP e o inverso no Conselho Fiscal, mas os cinco sindicatos e as outras entidades não quiseram, fragmentando os votos”, explica.
Ter trabalhadores e trabalhadoras dentro dos conselhos da Petros é muito importante para uma gestão justa e favorável aos reais interesses dos participantes, de acordo com o atual conselheiro Norton. “A interlocução entre a patrocinadora e seus participantes é um trabalho que deveria ser feito por quem tem contato com a base. Estava esperançoso em ter mais um companheiro de luta no conselho e que alcançássemos este espaço que há muito tempo não temos”, lamentou.
A reunião de aposentados e pensionistas continua em formato virtual e acontece toda primeira terça-feira do mês. Para participar da próxima reunião que será dia 03/08, você deve estar cadastrado junto a secretaria de aposentados e pensionistas. Para realizar o cadastramento, basta entrar em contato via WhatsApp pelo número (21)983181809.