PPP
dezembro 9, 2020

Tabelas de turno – REDUC e UTE-GLB

Como anda a negociação?

O Sindipetro Caxias e a FUP vêm, desde junho de 2019, travando um embate contra a Petrobrás no que se refere às tabelas de turno do refino. A empresa, alegando “fragilidade jurídica” das tabelas acordadas com os empregados em 1992 (há quase 30 anos!), resolveu de forma unilateral implementar a tabela “3×2 literal” – o que provocou enorme descontentamento entre os turneiros e turneiras de todo o Brasil.

Esse foi um dos motivos que nos levou inclusive em fevereiro de 2020 a uma das maiores greves da história da categoria petroleira.

Do dissídio de greve veio o compromisso da retomada da negociação, que até então a empresa havia rompido (em dezembro/2019) para resolver o impasse.

A pandemia atrasou o processo, que só foi retomado no fim do mês de junho deste ano. Entramos em dezembro e… minuta vai, minuta vem… e finalmente, na última sexta-feira 27/11 o RH nos enviou as minutas de 8 e 12h referentes às bases da REDUC e UTE-GLB.

Essas minutas ainda precisam de alguns ajustes e de certo não contemplam completamente os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras do turno. Por isso nessa semana, após análise do documento pelo nosso departamento jurídico, enviamos um último pedido de alteração dessa proposta para que possamos enfim submeter à apreciação da categoria ainda no mês de dezembro.

É importante salientar que a nova tabela escolhida, mesmo que a minuta seja aceita, não será implementada durante o ano de 2020.