TRANSPETRO: Luta pelo novo adicional se intensifica

Audiência de Ação Coletiva sobre compressor da U-1530 define que Sindicato produza relatório sobre condições de equipamentos na Reduc
novembro 10, 2022
REDUC “MODERNIZA” TECNOLOGIA DE REFRIGERAÇÃO
novembro 11, 2022

TRANSPETRO: Luta pelo novo adicional se intensifica

Estamos há 6 meses em uma batalha pelos direitos dos trabalhadores do TECAM. Após ter tentado pautar o tema no acordo coletivo, iniciamos a partir de setembro um movimento de entrega de sobreaviso e operação padrão, que forçou a empresa a dialogar com os trabalhadores. Após o sindicato enviar ofício comunicando o resultado das assembleias em que os trabalhadores aprovaram a entrega do sobreaviso, a gerência acusou o golpe. Ao enviar aos trabalhadores um documento unilateralmente designando os trabalhadores para a escala de sobreaviso, a empresa assume que precisa dos trabalhadores fazendo funções além das atribuições do cargo.
Neste dia 01/11 o Sindipetro Caxias realizou reunião com RH da Transpetro e a Gerência do TECAM, onde demonstramos como a retirada do Adicional de Gasodutos impacta na forma como o trabalho está organizado. Além de horário flexível de entrada/saída e alimentação e possibilidade de trabalho noturno e nos dias de folga, este adicional permitia aos técnicos capacitados realizar atividades de manutenção, operação e inspeção das condições operacionais das instalações.
Foi também demonstrado que os próprios padrões internos na companhia possuem previsão da figura de operador para realização de condicionamento de equipamentos e liberação de áreas. Desta forma, com o efetivo atual não seria possível prescindir da forma de trabalhar dos profissionais que fazem jus ao adicional sem impacto na continuidade operacional e na segurança das pessoas e instalações.
No próximo dia 5 de dezembro, será realizada uma audiência de mediação entre o Sindipetro Caxias e a Transpetro na Justiça do Trabalho para buscar chegar a um acordo judicial sobre o adicional. Até lá é necessário seguir construindo a mobilização em defesa de um novo adicional que inclua as atividades análogas àquelas descritas no texto do adicional de modo que possa abarcar os serviços das áreas de Manutenção, Faixa de Dutos, Operação, Inspeção e SMS.