Tribunal Regional do Trabalho reafirma decisão favorável ao Sindipetro Caxias sobre priorização do desconto para AMS

Decisão judicial determina que Petrobrás implemente programa de controle médico de saúde ocupacional
setembro 29, 2023
Chapa Unidade para o Futuro da Petros defende o fim dos equacionamentos e o caráter previdenciário do PP2
setembro 29, 2023

A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1ª Região) reafirmou a decisão de 1ª instância que condiciona a ampliação da margem consignável de 13% para 30% para aposentados e pensionistas à priorização do desconto relativo ao programa de saúde AMS. O Sindipetro Caxias havia ingressado com uma ação trabalhista contra a Petrobrás e a Petros devido ao descumprimento da Cláusula 34ª do Acordo Coletivo de Trabalho de 2020.

A ação coletiva movida pelo Sindicato buscava restabelecer o percentual máximo de 13% para os descontos referentes ao custeio do programa de saúde AMS sobre a folha de pagamento dos aposentados e pensionistas. O ACT de 2020 estabeleceu que a mudança na margem consignável de 13% para 30% ficaria condicionada à priorização dos descontos da AMS pela Petros em sua folha de pagamentos.

Desta forma, a interpretação do sindicato era clara: a Petros deveria priorizar os descontos da AMS em sua folha de pagamento, o que significaria que esses descontos deveriam ocorrer antes de quaisquer outros, até o limite de 30%. No entanto, em janeiro de 2021, a Petros aumentou a margem para 30% sem seguir essa priorização, o que gerou a controvérsia.

O Sindicato argumentou que a priorização deveria ser absoluta, abrangendo todas as cobranças efetuadas pela PETROS, incluindo contribuições ordinárias, extraordinárias e empréstimos. Caso o limite de 30% não fosse atingido, apenas então os demais descontos poderiam ser realizados.

A PETROS, por sua vez, defendeu que a priorização deveria ocorrer após os descontos referentes aos empréstimos. A ordem de prioridade, segundo a PETROS, seria empréstimos, contribuição à AMS e demais contribuições ordinárias e extraordinárias.

A decisão da Segunda Turma do TRT-1ª Região reafirmou a interpretação do sindicato, sustentando que o acordo coletivo estava sendo descumprido. Além disso, a alegação da PETROS de que não estava vinculada ao ACT foi rejeitada.

No entanto, cabe destacar que a Petrobráss e a Petros ainda têm a opção de recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) para contestar a decisão.

Essa decisão representa uma vitória importante para o Sindipetro Caxias e para os aposentados e pensionistas da indústria de petróleo na região, garantindo a proteção de seus benefícios de saúde de acordo com o acordo coletivo estabelecido em 2020.