Sucateamento das viaturas
janeiro 20, 2022
Último boletim Nº 789 no ar!
janeiro 24, 2022

Parada de Manutenção e defesa da tabela de turno

Desde o dia 15/01, as U´s 1250, 1361, 1910, 3100, 4100 e 4500 estão em parada de manutenção e há uma grande preocupação em relação ao aumento do número de contaminados pela variante Ômicron do COVID-19 no estado do Rio de Janeiro.
A direção do Sindipetro Caxias tem negociado com a Petrobrás uma extensão do prazo das paradas, a fim de evitar aglomerações e cobrado a observância a todas as regras do protocolo sanitário – uso de máscaras, distanciamento social, fornecimento de álcool em gel, redução do número de passageiros no transporte etc.

Em relação a jornada de trabalho durante a parada de manutenção, o Sindicato propôs que a tabela fosse cumprida – relação de dias trabalhados x dias de folga – sendo que os dias trabalhados na folga deveriam ser pagos como hora-extra no mês, sem irem para o banco de horas.

A intenção desta proposta é nenhum trabalhador ter perda, principalmente os trabalhadores novos na refinaria, oriundos das áreas que passaram por desinvestimentos, pois optariam em trabalhar ou retornar aos seus lares na folga, sem prejuízos.
Infelizmente, o RH Petrobrás não demonstrou interesse em prosseguir com a negociação – leia a íntegra da proposta no nosso site – preferindo alterar de forma unilateral a jornada de trabalho dos petroleiros e petroleiras do turno. Isso já foi motivo de ação coletiva impetrada pelo sindicato, tendo o juízo decidido em favor dos trabalhadores.

O sindicato continuará na luta da melhor proposta da PM para base e futuramente consultará a categoria.
O Sindipetro Caxias solicita também que os trabalhadores da parada de janeiro de 2022 arquivem os documentos que comprovem a aplicação de uma outra tabela /jornada de trabalho não negociada/aprovada pela direção do Sindipetro Caxias, pois ingressaremos na justiça.

DENÚNCIA

A Direção do Sindipetro Caxias recebeu denúncias de que a gerência do SMS/SI ateraria , no dia 16/01, de forma unilateral a tabela de turno dos técnicos de segurança industrial pra uma escala de 4×4.
A tabela de turno dos trabalhadores da REDUC foi escolhida em assembleia em 2020 e recentemente referendada no TST.
O sindicato não aceitará calado essa situação! Tomaremos as medidas cabíveis caso mais essa arbitrariedade seja imposta aos trabalhadores!
Na última quinta-feira (20) o sindicato promoveu uma setorial com os trabalhadores do setor para discutir a questão e deixar claro o nosso posicionamento em defesa da tabela de turno escolhida pelos turneiros e turneiras de Caxias.