Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

RESERVA AMBIENTAL DOS PETROLEIROS E PETROLEIRAS

Preencha o formulário para realizar uma reserva!

A nossa Reserva Ambiental dos Petroleiros e Petroleiras está aberta para visitação e hospedagem dos petroleiros associados e seus dependentes, assim como para os movimentos sociais e entidades parceiras, com cobrança de diárias conforme valor estabelecido pela Secretaria do Sindicato e p Termo de Utilização aprovado pela Diretoria Colegiada do Sindipetro Caxias. Preencha o formulário abaixo para fazer sua reserva. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Sindipetro Caxias.

CONTATO SECRETARIA SINDIPETRO CAXIAS: secretaria@sindipetrocaxias.org.br | +55 21 99439-9198

Conheça mais sobre a Reserva Ambiental dos Petroleiros!

Localizada no bairro de Tinguá, na cidade de Nova Iguaçu, a Reserva Ambiental dos Petroleiros foi inaugurada em 23 de agosto de 2009. A área foi adquirida pelo Sindipetro Caxias, que hoje tenta transformar em uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), para que fique preservada sua fauna e flora.

Endereço: Estrada do Comércio, 2855 – Tinguá, Nova Iguaçú, RJ.

A Reserva Biológica Federal do Tinguá estende-se por uma área de 26 mil hectares e abrange seis cidades, sendo a maior parte dentro do município de Nova Iguaçu; abrange também parte de Duque de Caxias, Petrópolis e Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin. Um verdadeiro paraíso da Mata Atlântica que pertence aos petroleiros de Duque de Caxias.

Reserva Ambiental tem uma área de 544 mil metros quadrados. Em suas trilhas internas, há minas e fontes de água mineral, animais silvestres, plantas nativas da Mata Atlântica, ruínas e construções centenárias.

A Reserva hoje conta com uma estrutura com área de lazer, piscina, churrasqueira, cozinha e um campo de futebol, além de duas casas. Uma para abrigar os pesquisadores e outra onde mora o caseiro, que é responsável pela manutenção do local mediante supervisão da direção.

VISITE A RESERVA!
Petroleiros e petroleiras podem e devem desfrutar do espaço. Escolha um dia para a visita, leve sua família e combine com os colegas. Um é momento incrível! Agende a visitação com a nossa Secretaria Geral pelo WhatsApp 21 97679-1196.

Você pode participar também das visitas e passeios organizados pelo Sindipetro Caxias com café da manhã, almoço, piscina e visitação.

A HISTÓRIA DA RESERVA
Em 1941, através de decreto, foi criada a Floresta Protetora da União Tinguá, Xerém e Mantequira em terras de domínio público federal, que incluem mananciais denominados Serra Velha, Boa Esperança e Bacurubu, os quais até hoje contribuem para o abastecimento de água para boa parte da Baixada Fluminense.

Uma grande mobilização da comunidade do entorno para que a área fosse protegida inicia-se em 1987. Após longa discussão com a comunidade do entorno, foi realizado um plebiscito na comunidade de Tinguá, em Nova Iguaçu, para definir se a categoria da unidade de conservação seria parque nacional ou reserva biológica.

Em 1988 e em 1989 o presidente do IBAMA faz algumas visitas ao local e em maio de 1989 o decreto criando o parque nacional esteve na mesa do Presidente José Sarney, no entanto após pressão da bancada ambientalista o presidente opta por categorizar a unidade de conservação como parque nacional.

A criação da Reserva Biológica do Tinguá se deu através do Decreto nº 97.780 de 23 de maio de 1989, que representa o ponto culminante da oficialização de um longo processo com o objetivo de proteger a área.

Em 1997, a reserva foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e está incluída na reserva da biosfera da Mata Atlântica.

O Sindipetro Caxias é parceiro do ICMBio que cuida da Reserva Biológica, contra as ameaças de caçadores que matam animais silvestres para vender carnes exóticas ou os capturam para exportação e venda. Entre os mamíferos, ainda existem exemplares da suçuarana na região. Também encontrado na Reserva dos Petroleiros que fica ao lado da entrada do parque pelo acesso de Tinguá.

EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Em parceria com o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a Reserva dos Petroleiros recebe pesquisadores, que realizam estudos sobre a fauna e flora local, e escolas da rede pública do município.

É uma grande oportunidade de conhecer esse patrimônio da categoria petroleira. A nossa reserva, que já foi chamada de sede campestre, sítio, colônia de férias, fica situada na REBIO – Reserva Biológica de Tinguá, um patrimônio ambiental da mata atlântica. O local conta com piscinas e uma imensa natureza para explorar. Esta atividade é parte do esforço da diretoria do sindicato pela recuperação, manutenção e melhorias da reserva para usufruto da categoria preservando o meio ambiente.

FESTA JUNINA
Todo ano, a direção do Sindipetro Caxias realiza o tradicional arraiá dos petroleiros na Reserva. Uma confraternização que reúne os trabalhadores, familiares e amigos para saborearem comidas e brincadeiras típicas, com direito a pescaria, fogueira e quentão.

RIQUEZA NATURAL
Os petroleiros filiados ao Sindipetro Caxias são privilegiados por possuírem uma riqueza sem igual que é a Reserva Ambiental dos Petroleiros. Localizada na Zona de Amortecimento da Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu, a propriedade conta com aproximadamente 55 hectares.

Esse pedaço da Mata Atlântica ainda esconde uma rica diversidade da fauna e flora fluminense. O diretor do Sindipetro Caxias, Odirlei Vieira, realizou uma pesquisa biológica, onde em 2019 descobriu um ninho de uma espécie de ave ameaçada por perda de habitat. Seu artigo foi publicado este mês na revista anual Cotinga do Neotropical Bird Club.

De acordo com a pesquisa, “a choquinha-cinzenta Myrmotherula unicolor representa um endemismo marcante na Mata Atlântica, é restrita às florestas úmidas e encostas de baixadas (abaixo de 200 m de altitude) ao longo da Serra do Mar, distribuída do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. A espécie já foi classificada como Vulnerável, e desde 2004 se encontra na categoria de Quase Ameaçada”.

O trabalho do petroleiro foi reconhecido pelo Museu Nacional, o que mostra a parceria do Sindipetro Caxias com o ICMBio e demais universidades, no incentivo a pesquisa e preservação deste ecossistema é muito importante. “Este reconhecimento do Museu Nacional nos mostra o quanto é importante a nossa área de preservação ambiental. Somos um Sindicato que representa os trabalhadores de uma empresa poluidora do meio ambiente. Temos a certeza de que estamos no caminho certo, e através de lutas e empenho, nós petroleiros de Caxias, ativos e aposentados, iremos neste rumo para salvar o que resta e consequentemente ampliá-la cada vez mais. Me sinto lisonjeado por mais este feito”, celebra o diretor Nivaldo, responsável por acompanhar os trabalhos da Reserva.

Após um longo período de espera e observação, o ninho foi coletado e atualmente encontra-se depositado na coleção de ninhos do Setor de Ornitologia do Museu Nacional, sob os cuidados da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Você encontra o estudo completo no link abaixo: https://sindipetrocaxias.org.br/reserva-ambiental-em-tingua-um-patrimonio-dos-petroleiros/

VEJA ALGUMAS FOTOS DO ESPAÇO RECREATIVO DA RESERVA DOS PETROLEIROS DE TINGUÁ: