Mais de 280 delegados de todo o país demonstraram força da categoria para enfrentar dura negociação com gestão Magda
Encerrou-se nesta quinta-feira a 12a PlenaFUP sob o espírito da necessária união da categoria petroleira. Em meio à tentativa de sequestro do Congresso Nacional pela extrema-direita em Brasília diante da prisão de Bolsonaro e após 4 dias de intensos debates acerca da campanha reivindicatória de Acordo Coletivo, da luta pelo fim dos PEDs na Petros e pela Transição Energética Justa, a FUP e seus sindicatos saem com uma proposta de pauta para avançar a luta da categoria aprovada. Também foi aprovado um plano para debater com a Petrobrás acerca da Transição Energética Justa e das preocupações dos petroleiros acerca da exploração da Margem Equatorial.
A Plenária Nacional, que contou também com a participação de 3 sindicatos filiados à FNP durante todo o evento, votou também uma resolução para buscar seguir avançando na unidade nacional da categoria petroleira e seus 18 sindicatos, como temos avançado nos últimos anos. Entre as propostas aprovadas, foi definido insistir na necessidade de construir uma campanha unitária de ACT. Além disso, foi reafirmada a necessidade de avançarmos nos debates acerca da unificação da categoria em uma única federação, aprovando a proposta da realização de um Congresso Unitário com a participação de todos os 18 sindicatos para 2026, com delegados eleitos na base, para debater a Conjuntura Nacional, Transição Energética e Pautas da Categoria – um fato inédito há cerca de 20 anos.
O Sindipetro Caxias e seus delegados voltam para o Rio de Janeiro com a certeza de dever cumprido e certos da necessidade de agora avançar na mobilização da categoria para se preparar para o difícil cenário de lutas que se avizinha no próximo período.













