O Sindipetro Caxias participou da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT) realizada entre os dias 18 a 21 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, através de seu diretor de Saúde e Segurança, Gustavo Maurilo.
Após participar das Conferências Municipal e Estadual, a diretoria colegiada intervém neste espaço nacional para buscar construir diretrizes e avanços na política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora. O diretor e tesoureiro do sindicato, Felipe Gonçalves, também ocupa uma cadeira no Conselho Municipal de Duque de Caxias, buscando contribuir permanentemente com este tema na região. A programação do evento incluiu mesas de debates sobre as novas relações de trabalho, participação popular e controle social na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, além de apresentações culturais e atividades autogestionadas.
O foco do Sindipetro é a construção de políticas de reconhecimento e prevenção do caráter perigoso inerente à atividade petroleira, além de fóruns permanentes de discussões sobre o trabalho, como a garantia do reconhecimento da exposição qualitativa do benzeno e luta pela retomada das comissões tripartites, com o objetivo de garantir ações de vigilância à saúde do trabalhador e da trabalhadora tanto pelos órgãos competentes quanto nas ações de vigilância popular na busca de uma ação verdadeiramente prevencionista que evitar o adoecimento, ao invés da luta reparatória. Chega de chorar os nossos mortos em nome da produção.
É preciso construir uma política de trabalho verdadeiramente seguro pelos trabalhadores para os trabalhadores.
Confira mais fotos da participaç˜ão do Sindipetro Caxias na Conferência:






