O Dia Mundial da Saúde será marcado em 2021 por ações internacionais dos movimentos sindicais e populares em defesa da saúde pública e da vacinação para todas as pessoas, com a quebra de patentes e controle do poder das transnacionais da indústria farmacêutica.
No Brasil vivemos o período mais grave da pandemia, marcado por adoecimento e morte em massa. Por isso, as ações têm como objetivo denunciar o genocídio do povo brasileiro e a incapacidade de Bolsonaro liderar o país no caminho de superar a pandemia, evitar mortes, salvar vidas e recuperar a economia.
Diante desse trágico cenário, nos marcos do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, construiremos uma Jornada de Lutas “A vida está acima do lucro: vacinas e saúde pública e gratuita para todas e todos em todo o mundo JÁ!” que está sendo organizada por diferentes organizações e movimentos sociais vinculadas à Alba Movimentos, à Assembleia Internacional dos Povos (AIP) e à Jornada de Internacional de Luta Anti-imperialista.
Nas redes, o ato político e cultural da Jornada Anti-Imperialista Internacional abre o dia a partir das 8h seguido do ato global “Salvar Vidas e Proteger o Trabalho”.
A partir das 11h, todxs estão convocados para a mobilização no Twitter, Facebook e Instagram. Faça publicações utilizando #VacinaSalvaBolsonaroNao.
No dia 8 de Abril, a Frente pela Vida (formada pelas diversas entidades de saúde) irá ao STF entregar a “Carta aberta ao povo brasileiro”, na qual defendem a parada total por 21 dias, combinado com o auxílio emergencial de R$600 para conter a pandemia no Brasil.
No dia 09 de Abril, acontecerão atos em defesa do SUS e da vida de todas as pessoas nas UPAS dos municípios (organizado pelo Conselho Nacional de Saúde e ALBA Brasil).
No dia 10 de Abril, é dia de ações de solidariedade com os profissionais de saúde. Todxs estão convocados para doações de sangue, doações de alimentos e entregar flores (mesmo que virtuais) aos profissionais de saúde.
A Vida está acima do lucro: Vacinas e saúde pública e gratuita para todas e todos, em todo o mundo, JÁ!
Diante da atual crise sanitária mundial, diferentes organizações populares, comunitárias, sociais e políticas, na intenção de unificar os esforços em todo o mundo na defesa do cumprimento das medidas objetivas de proteção à vida dos seres humanos, redigiram o MANIFESTO INTERNACIONAL PELA VIDA.
Esse manifesto sistematiza as principais bandeiras de luta dos povos em torno do combate à pandemia e uma saída popular para a crise. Leia aqui.