Começou no dia 07, a eleição para os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Refinaria de Duque de Caxias, onde o Sindipetro Caxias reconhece que sempre foi um fórum de luta pelos direitos dos trabalhadores.
Com o objetivo de garantir a discussão sobre a prevenção de acidentes e o direito do empregado a um ambiente de trabalho seguro e saudável, a CIPA deve ser integrada por pessoas comprometidas com os trabalhadores. Por isto, a direção do Sindicato indica e confia nos petroleiros João Marcio Moulin e José Thiago Pinto Moreira para representarem os trabalhadores.
A CIPA é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados. Na REDUC, é composta por 09 membros titulares e 08 suplentes eleitos pelos trabalhadores e 09 membros titulares e 08 suplentes indicados pela empresa.
É tarefa dos membros da comissão identificar os riscos do processo de trabalho, analisar as causas das doenças e acidentes e propor medidas para sua solução, exigir o cumprimento das cláusulas relativas à segurança e saúde do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), elaborar o mapa de riscos, realizar inspeções periódicas, auxiliar no desenvolvimento e na implementação do PCMSO e PPRA, entre outras ações.
A eleição segue até o dia 06/10 e cada trabalhador pode votar em até 09 candidatos. Por isso, deve-se ter cautela e refletir bastante para decidir quem realmente está comprometido com o bem-estar dos trabalhadores. O Sindipetro Caxias parabeniza desde já os candidatos que possuem esse perfil e deseja que a próxima gestão seja combativa e atuante, para que a CIPA continue a manter sua tradição de debates dos problemas e busca de soluções em benefício de toda a categoria.