Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Os furos do SPIE

Não é de hoje que o Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos deixa a desejar no sistema Petrobrás e agora chega à Transpetro. Ocorre que um tanque contendo petróleo cru, vazou para seu dique de contenção vários barris do produto. Esta situação justifica ainda mais a importância te termos operadores no turno, ao contrário da vontade da gestão que é extinguir esses trabalhadores.

O caso aconteceu na noite do dia 30 de agosto. Como ainda existe o turno, o operador direcionou o volume do TQ-1004 para a REGAP através de bombeio, o que diminuiu os impactos do acidente.

Em janeiro de 2016, Luiz Augusto Cabral morreu quando fazia rotina operacional em um tanque com o teto podre sem saber, devido à relatórios fraudados nas duas últimas inspeções realizadas pela equipe do SPIE. Como recompensa, estes gerentes assassinos receberam o prêmio de serem transferidos para outras unidades, sem perder um centavo em suas remunerações ou punição disciplinar.

Agora chega mais uma vez a hora da REDUC tentar reconquistar o SPIE, mas o espólio da morte do companheiro Cabral até hoje não foi sanado por conta de um proposta de indenização ridícula a seus familiares.

Não bastasse isso, o país passa por um momento de desmonte do sistema Petrobrás, onde 08 refinarias estão na bola da vez, e a REDUC, como uma das mais lucrativas, tem entre seus passivos a perda do SPIE.

A direção do Sindipetro Caxias repudia a gestão de inspeção e manutenção que faz descaso desses ativos, pois o seu escopo continua sendo preencher requisitos burocráticos dos padrões que ela mesmo criou, deixando de lado a verdadeira e eficiente inspeção e manutenção preditiva e preventiva.

Basta os auditores passarem pelas mais de 40 unidades em operação, para constatar visualmente o estado de conservação e confiabilidade dos equipamentos.

Estaremos atentos a auditoria do IBP, na REDUC e no Tecam, e já solicitamos em ofício os dois últimos relatórios do tanque TQ-1004 para averiguação de qualquer desvio ou inércia da manutenção.

Contamos com a ajuda de todos para que não haja mais nenhuma morte ou acidente ambiental provocado pela ganância e maximização de lucros no sistema Petrobrás.