Trabalhadores ganham a oportunidade de refazer data histórica de posse do Sindipetro Caxias
O Sindipetro Caxias foi fundado no dia 26 de março de 1962 por trabalhadores da antiga Refinaria do Rio de Janeiro (REFRIO), a atual REDUC.
A primeira gestão tomou posse em 9 de abril de 1962. Em abril de 1964, ocorre o golpe militar e cessam as eleições. A diretoria é cassada e se inicia a intervenção militar através da indicação de uma junta governativa.
No ano de 1979 inicia o processo de redemocratização do pais com a anistia e uma nova legislação eleitoral que introduz o pluripartidarismo (é fundado o Partido dos Trabalhadores).
O Sindipetro Caxias volta a ter eleições livres em abril de 1983 com mandato de 3 anos.
Durante as eleições para o triênio 2007-2010, um trabalhador que era oposição questionou na Justiça o edital das eleição pois tinha dúvida do endereço do sindicato. Mesmo assim, ocorreram as eleições e a chapa do trabalhador perdeu, sendo a posse 9 de abril de 2007. A ação continuou e no ano de 2008, a Justiça determina nova eleição.
O Sindipetro Caxias refez a eleição que confirmou a vitória da chapa anterior.
Depois de toda a confusão, o trabalhador de oposição nem concorreu ao pleito de novo.
Como a Justiça determinou que as eleições fossem concluídas até 19 de dezembro de 2008, o sindicato organizou as eleições entre 16 e 19 de dezembro, sendo a posse declarada ao fim do resultado da apuração no dia 19 de dezembro.
Com este golpe jurídico, o novo triênio passou de 2008 a 2010, ganhando a chapa eleita mais um ano de mandato devido a trapalhada da oposição e o sindicato perde a data histórica da posse.
Devido a pandemia, os petroleiros e petroleiras terão a oportunidade de voltar a posse de sua diretoria para a data histórica de 9 de abril.
O prazo para a atual diretoria convocar o processo eleitoral é a partir de 60 dias antes do termino do mandato com prazo máximo de 30 dias, sendo concluído até a data da posse.
Em 2008, as eleições iniciaram 4 dias antes da posse e foi concluída com a posse após a apuração no próprio dia.
Participe da assembleia na sala virtual do aplicativo ZOOM, no dia 13 de novembro de 2020, com primeira chamada às 18h e última chamada às 18h30min
Ponto de pauta: Diante da PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS – Prorrogação do mandato da Diretoria e do Conselho Fiscal do Sindipetro Caxias para a data histórica de posse deste sindicato no dia 09 de abril de 2021, com uma nova avaliação em AGE convocada por esta entidade até o dia 01 de março de 2021.
Acesse os boletins anteriores clicando nos botões abaixo