A reunião de SMS bimestral foi substituída, no último ano pela reunião de EOR da Petrobrás devido a pandemia e a ausência da maioria dos trabalhadores nos terminais por causa do teletrabalho/ home office. Neste período, todas as demandas dos terminais e estações foram debatidas durante a reunião da EOR ou enviadas pelas recomendações adicionais de segurança, via ofícios.
Agora pelo motivo de não haver mais EOR/FUP, decidimos consultar a empresa sobre a possibilidade de haver uma reunião mensal de SMS/ COVID para tratarmos destes temas.
A proposta foi aceita e será realizada mensalmente, o qual no mês de maio ocorreu no dia 12. Esperamos o apoio de todos(as) para construirmos a pauta da próxima reunião em junho. Para isto basta contactar um diretor da base Tecam ou falar direto com o Coordenador Paulo Cardoso. Veja abaixo os pontos de pauta debatidos, a opinião do Sindipetro e a resposta da empresa em cada ponto, onde serão acompanhados até a próxima reunião:
Pontos da pauta de SMS/COVID na reunião de 12 de maio, opinião do sindicato e resposta da empresa
P1- Dispositivos e recipientes de álcool com defeito ou com falta de reposição do produto ;
Opinião: Falta de comprometimento dos responsáveis;
Resposta da empresa: Algumas mangueiras dos totens ressecaram porém foram disponibilizados vasilhas individuais com álcool em Gel nos departamentos. Também estão sendo comprados mais 06 dispositivos com acionamento a pedal e ficarão disponíveis onde houver maior circulação de pessoas. Hoje há em estoque 4.000 litros de álcool em Gel no terminal. Esse plano está em andamento e deve ser concluído até o fim de maio;
P2- Espaço reservado para alimentação insuficiente no horário de HA/Turno na operação, os operadores estão almoçando as 11:00h para ceder espaço aos contratados;
Resposta da empresa: Os terceirizados foram orientados a almoçarem no refeitório principal independente de trazerem o próprio alimento de casa. Na copa da operação somente duas pessoas por vez;
P3- Aglomeração de trabalhadores da empresa VINIL, Marte e Transpetro conversando sem máscaras e distanciamento, apenas usam quando monitorados;
Opinião: Falta de conscientização desses grupos;
Resposta da empresa: Os gestores serão orientados a manter o diálogo com suas equipes no tocante a conscientização desses grupos. Também foi relatado que a empresa comprou 12.000 máscaras sendo metade de N95 e a outra metade de pano com três camadas. Chegarão até o fim de maio;
P4- Salas da ESTAP com as janelas travadas, circulação de ar deficiente e aparelhos de ar condicionado quebrados;
Opinião: Abandono da estação por parte dos gestores;
Resposta da empresa: Será instalado um novo ar na sala da operação e o ar central entrará em reforma até o final de maio.
O supervisor de cada terminal ou estação será orientado a passar um relatório mensal com os principais problemas nas instalações;
P5- Falhas na medição de temperatura nos terminais, pois além de falhar quantitativamente falha também na qualidade devido a não medicação na testa da pessoa;
Opinião: Falta de treinamento;
Resposta da empresa: Há alguns trabalhadores que não se sentem confortáveis com esta medição na testa por desinformação externa ou preconceito. Será massificado este procedimento e sua importância para este monitoramento;
P6- Aumentar a quantidade de teste antígeno nos trabalhadores ou diminuir a periodicidade entre eles;
Resposta da empresa: Falta equipe qualificada e treinada, porém estão sendo contratados. Atualmente quem faz o teste é um funcionário próprio a cada 10 ou 15 dias conforme demanda dos departamentos;
P7- Finalizar o contrato de sanitização dos terminais.
Opinião: Falta de compromisso local.
Resposta da empresa: Estamos no quarto processo de contratação desde janeiro e com um PCD em andamento. O processo será continuado até que ocorra um contrato independente da pandemia sob a premissa de manter a proteção dos trabalhadores.