Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Luta pela volta do número seguro de efetivo

Aconteceu nesta quarta-feira, 25, a primeira audiência com o Ministério Público pelo retorno do Número Mínimo na REDUC. A assessoria jurídica do sindicato protocolou diversas denúncias junto ao MPT e agora aguarda a conclusão da investigação que ocorrerá no MPT.

Desde a implementação do O&M – Organização e Métodos, em 2017, o Sindipetro Caxias está na luta pela recomposição do efetivo na Refinaria, tendo em vista os altos números de acidentes ocorridos no período.

Mesmo sem acordo prévio com o sindicato, a gestão da Petrobrás impôs este novo modelo de atuação, o que reduziu o contingente de mão de obra, sob a alegação de que o número mínimo de trabalhadores em cada unidade operacional estaria superdimensionado e a refinaria teria tecnologia que “supre a presença humana”. O fato é que, desde que o O&M foi implantado, aumentaram as emergências operacionais na REDUC. Além do baixo efetivo, o Sindipetro Caxias aponta a precarização das condições de trabalho e o insuficiente investimento em manutenção como os principais motivos para os acidentes.