Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Ato unificado contra a privatização marca início da campanha reivindicatória do Sistema Petrobrás

Na quinta-feira, 02, os trabalhadores petroleiros atenderam ao chamado da FUP e da FNP e realizaram atrasos e paralisações no início do expediente nas bases do Sistema Petrobrás, de Norte a Sul do país. A mobilização nacional foi uma resposta à tentativa de privatização da empresa e marcou o início da campanha reivindicatória.

Representações sindicais de vários estados, da ativa e aposentados, também participaram do ato unificado da FUP e da FNP em frente ao Edifício Senado (Edisen), no Centro do Rio de Janeiro, durante a entrega das pautas de reivindicações das duas federações. O Edisen é a atual sede da Diretoria Executiva da Petrobrás, que autorizou o Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos da empresa a avaliar o pedido do governo Bolsonaro de inclusão da estatal no programa de privatizações.

Em todo o país os petroleiros das bases da FUP e da FNP fizeram atrasos e manifestações. Na REDUC tivemos uma forte demonstração de força também da categoria que desceu em peso dos ônibus. Quase 300 petroleiros participaram do ato nos Arcos da REDUC, onde estiveram presentes Andressa Delbons, da FUP, André Bucaresky, da FNP e Natália Russo do PSOL, além de 22 dos diretores do sindicato organizando a parada dos ônibus. Após o atraso de 2h, os trabalhadores foram liberados para entrar e convocados a convidar seus colegas aposentados ou de folga para irem ao Centro do Rio, na manifestação no EDISEN.