Nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, um tanque de armazenamento da REDUC sofreu grande deformação aparentemente provocado por uma implosão decorrente da formação de vácuo em seu interior. O acidente se deu no TQ-515, que armazenava asfalto com temperatura de até 140°C, durante uma forte chuva que atingiu a Refinaria e ocasionou grave comprometimento do equipamento, com perda de contenção de produto vazado, mas contigo pelo dique. Não houve relatos sobre feridos até o momento.
Sindipetro-Caxias e CIPA vêm alertando a Refinaria sobre as condições operacionais e de manutenção hoje colocadas na REDUC, denunciando a fragilidade da continuidade operacional com segurança. A gestão atual tem se mostrado incapaz de reconhecer seus erros e corrigir problemas como treinamento inadequado e insuficiente, falta de condições de trabalho, baixo efetivo, terceirização desenfreada, desvalorização das pessoas e políticas de assédio, subnotificados de ocorrência e tantas outras mazelas que contribuem para um ambiente perigoso.
Exigimos uma drástica mudança nas políticas de gestão da REDUC e uma séria investigação desta ocorrência. Estaremos apoiando a CIPA caso a mesma decida constituir grupo próprio de investigação e estaremos cobrando em todas as esferas da REDUC melhorias de segurança e de condições de trabalho, inclusive cobrando também a formação GT pela empresa para averiguação desta ocorrência.