Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Sindipetro Caxias participa de reunião com Ministro Geraldo Alckmin

O vice-presidente assume o compromisso de criar um GT sobre conteúdo local e um Conselho para debater produção de fertilizantes

Na tarde da última sexta- -feira, dia 10, o Sindipetro Caxias participou da reunião, junto a FUP e diretores de outros Sindipetros, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. O encontro foi marcado pelo debate sobre a política de desenvolvimento industrial brasileiro, diminuição da importação de fertilizantes, fortalecimento do refino, indústria naval e biocombustíveis.

O incentivo à industrialização no país é um tópico importante para os petroleiros, uma vez que impulsionamento da pasta significa o investimento na indústria petroleira local. O que gera o aumento de postos de trabalho na construção de plataformas, navios, sondas e refinarias que estão em queda desde 2016, com perda de 4,4 milhões de empregos com a redução do conteúdo local de 62% para 18%, segundo dados do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).

Foi sugerido ao ministro Alckmin a criação de um Grupo de Trabalho focado na gestão do conteúdo local e cobrada participação dos trabalhadores no conselho que vai discutir a política nacional de fertilizantes. Hoje, o Brasil importa 85% de todo o insumo utilizado no país, sendo urgente dar fim à grave dependência de importação do material para termos maior autonomia.