Na semana passada, entre os dias 23 e 26/10, estiveram na REDUC 12 auditores da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego, incluindo um médico. A equipe visitou diversas unidades da refinaria e conversou com os trabalhadores, com o objetivo de vistoriar as condições de trabalho, segurança e saúde dos empregados.
Foram encontradas diversas irregularidades como permutadores com resfriamento externo utilizando água industrial, bombas com vazamento de hidrocarbonetos, sistemas de intertravamento inoperantes, elevador do COQUE parado, além de problemas com iluminação. Também foi medido o nível de ruído em algumas unidades e foi constatado estar bem acima do limite de tolerância que consta como exposição de riscos aos trabalhadores.
A equipe da SRTE que avalia as questões relacionadas à saúde mental dos trabalhadores, demonstrou grande preocupação com a atual condição na REDUC, em especial com a parcela recém chegada da categoria, que veio transferida após a política de desinvestimento do governo passado, em que ocorreu a venda de unidades principalmente no nordeste.
Na mesma semana a refinaria também recebeu a visita do CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear, que veio inspecionar os medidores de nível radioativos dos reatores do COQUE.
O Sindipetro Caxias acompanhou os auditores durante toda a visita, auxiliando e contribuindo com informações e denúncias trazidas pela própria categoria, e agora aguarda o relatório que será elaborado pela equipe da SRTE. Também esperamos que esse trabalho pressione a Petrobrás a resolver os problemas de saúde e segurança da refinaria, trazendo melhores condições de trabalho pra categoria.