Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Sindipetro Caxias cobra soluções das condições de trabalho em dias com altas temperaturas

Diante das altas temperaturas e baixa umidade decorrente da nona onda de calor que chegou no Brasil, o Sindipetro Caxias oficiou a empresa solicitando o agendamento de uma reunião de emergência com a direção da REDUC. O Sindicato busca contato com gestão da refinaria, pois é indispensável a criação de parâmetros para liberação dos trabalhos em dias de altas temperaturas, com a medição e rotina de intervalos de descanso à sombra para reidratação.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão é de que as temperaturas fiquem entre 37°C a 39°C, com sensação térmica de até 60°C nos dias mais quentes da onda de calor.

INSOLAÇÃO E DESIDRATAÇÃO
Sem a criação de regramentos de segurança e saúde para a categoria em dias de calor excessivo, os trabalhadores e trabalhadoras da refinaria estão expostos à isolação e desidratação. Podendo causar câimbras nos casos mais leves, dor de cabeça, enjoo e vômito em casos moderados e nos casos graves tonturas e confusão mental. Situações extremamente perigosas, que colocam a categoria em risco de acidentes graves, devido a natureza do trabalho realizado com o uso de equipamentos pesados e exposição a produtos químicos voláteis.

Dessa forma, é imprescindível que a REDUC crie um estado de alerta para o trabalho e locais fixos de abrigo com pontos de fornecimento de repositores eletrolíticos, protetor solar e ventilação mecânica em dias de calor extremo.

Até o momento, a direção da refinaria somente disponibilizou uma garrafa de protetor solar fator 60 para a categoria. Pequena parte da lista de reivindicações da CIPA.

Aguardamos o retorno da empresa.

LEIA O OFÍCIO NA ÍNTEGRA

Direção Sindipetro Caxias