Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

TEXTO REPRESENTANTE REUNIFICAÇÃO | Plebiscito Consultivo sobre as Federações Petroleiras Sindipetro Caxias

VOTE NA REUNIFICAÇÃO

Por que a reunificação é o melhor caminho?

Não dá mais para conviver com duas federações petroleiras. Nas negociações com a Petrobrás a FUP apresenta sua pauta, a FNP outra, e no final a gente negocia em cima da proposta da empresa.

É mais fácil (ou menos difícil) construir algo novo que reunifique os sindicatos, do que os sindicatos da FUP entrar na FNP ou os sindicatos da FNP entrarem na FUP.

A proposta é que num espaço unificado, a categoria esteja mais forte para os enfrentamentos que precisa fazer com as empresas e os governos. Precisaremos pegar aquilo que tem de bom na FUP e FNP e somar numa nova federação unificada.

Defendemos uma nova federação, com novo formato, novo estatuto, mais democrática, com novo nome e com programa de luta, independente e classista.

Não basta ficar na FUP, ou ir para a FNP?

Se o sindicato simplesmente fica na FUP e não faz mais nada para reunificar. Serão 12 sindicatos, que representam metade da categoria. Ir para a FNP seriam 6 sindicatos (Hoje são 5), que representariam metade da categoria. A divisão nacional continuaria.

O melhor caminho é a REUNIFICAÇÃO.

A FUP surgiu superando uma outra federação, e outras iniciativas nacionais como o comando nacional. É legítimo que a FNP, um grupo de sindicatos e lideranças da categoria tentem superar a FUP enquanto federação. Mas isso não aconteceu. Temos um impasse (ou empate) histórico. Não temos oposições da FNP nas bases da FUP. E nem oposições da FUP nas bases da FNP.

Mas é possível REUNIFICAR?

Essa pergunta é respondida com outra: É possível continuar divididos em duas federações?

A divisão é muito danosa. Por isso, a melhor saída hoje é recomeçarmos a construção de uma Nova Federação que una os 17 Sindipetros.

Enquanto a campanha da REUNIFICAÇÃO seguir, defendemos que os sindicatos filiados àFUP continuem filiados à FUP. E os sindicatos que são filiados à FNP continuem filiados à FNP. Não seria honesto defender REUNIFICAR e propor desfiliar algum sindicato de alguma federação. Seria igual jogar água no Chope.

Por isso apostamos no caminho da União dos Sindipetros. Chega de divisão!

VOTE NA REUNIFICAÇÃO