Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Manifestação na FAFEN-PR comemora reabertura da fábrica e dá início à 11ª PLENAFUP

Nesta terça-feira, 27, petroleiros de todo o Brasil estiveram na portaria da Fábrica de Fertilizantes e Nitrogenados de Araucária (PR) em manifestação para comemorar a reconquista dos empregos perdidos no governo Bolsonaro. Cerca de 400 petroleiros estiveram presentes, entre os trabalhadores da FAFEN-PR e lideranças de todo o país também para dar o pontapé inicial na 11ª Plenária Nacional da FUP que se realiza na Escola Latino Americana de Agroecologia do MST durante essa semana.

O presidente do Sindipetro Caxias, Marcello Bernardo, ressaltou na ocasião o simbolismo da reconquista da FAFEN-PR, que foi pauta central da greve de 2020, que se encerrou com a consolidação da demissão de 1000 petroleiros. Para ele, é uma demonstração de que a luta vale a pena. Ainda, segundo Marcello, é preciso ir além, avançando na luta pela reestatização de ativos privatizados, como a REMAN e a RLAM.

Após a manifestação, os delegados foram de ônibus para Lapa, para o início dos trabalhos da PLENAFUP. Os 8 delegados eleitos no XVI CONDUC e depois referendados em rodada de assembleias por toda a base de Caxias, já estão participando do espaço, para levar as pautas da categoria de Duque de Caxias para serem aprovadas pela FUP.

Acompanhe as mídias do sindicato para saber mais de com está a Plenária Nacional da FUP. É possível acompanhar as mesas de debate ao vivo no YouTube da FUP.