O Sindicato quem faz é você: contribua!
Durante a rodada de assembleias realizadas em agosto pelo Sindipetro Caxias, a categoria aprovou Contribuição Assistencial (CA) de 2% da RMNR por três meses. Ela é fundamental para o pleno funcionamento do sindicato na luta por direitos de petroleiras e petroleiros.
POR QUE CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL AGORA?
Prevista desde o início de 2024 pelo orçamento anual, esta Contribuição Assistencial (CA) tem como objetivo arcar com os gastos e despesas de organização do XVI CONDUC (Congresso dos Petroleiros e Petroleiras de Caxias), que organizou nossas demandas para os acordos coletivos que estão em debate e as lutas locais; bem como a participação deste sindicato na PLENAFUP (Plenária Nacional da FUP), onde levamos as demandas de Caxias para a FUP; e a realização das eleições sindicais do próximo ano, que envolve muitos gastos extras.
Um dos grandes gastos que tivemos foi a luta dos aposentados contra o equacionamento. O acampamento na porta do Edisen demandou gastos com hospendagem, alimentacao e transporte.
Em termos estruturais, a CA é fundamental para a manutenção dos serviços oferecidos pelo Sindipetro Caxias, além da conclusão das obras em nossa sede campestre no Tinguá, assim como para a construção e reforma do auditório Manoel Egídio, do terceiro andar, secretaria e recepção da nossa casa em Caxias. Portanto, aceitar essa participação no orçamento anual de nosso sindicato é contribuir para a melhoria das condições de trabalho e assistência de toda a categoria.
Estamos estudando uma mudança estrutural na receita do sindicato para diminuir as demandas de Contribuições Assistenciais. A FUP fez entre o último ano e este 3 pedidos de Contribuição Assistencial, e a diretoria do Sindipetro Caxias decidiu por somente realizar 2 pedidos para preservar os rendimentos dos petroleiros de Caxias.
VEJA COMO RECUSAR A CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL
Para os petroleiros e petroleiras que desejarem recusar a contribuição aprovada, é necessário encaminhar o pedido de recusa para o endereço de e-mail secretaria@sindipetrocaxias.org.br, fornecendo nome completo, matrícula e chave na empresa. O prazo para manifestar a oposição ao desconto é de 40 dias após o recebimento da comunicação do sindicato.