Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ELEIÇÃO CIPA REDUC 2024: SINDIPETRO CAXIAS DIVULGA LISTA DE APOIOS

Começa hoje (01) e vai até o dia 22/10 a Eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) na Refinaria de Duque de Caxias (REDUC) 2024/2025. A CIPA cumpre um papel fundamental na prevenção de doenças relacionadas às atividades laborais e acidentes, além de atuar pela melhoria das condições de trabalho. Um espaço histórico de conquistas e avanços e deve ser valorizada. Justamente por isso, a CIPA foi e é atacada por quem acredita que “promover segurança é perder tempo e dinheiro, ou dar moral aos trabalhadores e trabalhadoras que são inconvenientes por não se curvarem à lógica do lucro acima das pessoas”.

Diante desses ataques, a nossa CIPA tem se esvaziado. As dificuldades de participação impostas pelo efetivo reduzido, jornadas de turno, políticas de RH, resultam na perda do histórico de conquistas e da consciência do valor da CIPA. Até mesmo por isso, vemos uma falta de comprometimento coma comissão tornando-a um espaço de poucos avanços. O maior exemplo que temos hoje é a sequência alarmante de acidentes testemunhada por nós na REDUC.

Dada a importância da Comissão, o Sindipetro Caxias assumiu o compromisso de apoiar trabalhadores e trabalhadoras que estejam alinhados com as lutas coletivas por saúde segurança na refinaria.

Para nós, ter uma CIPA parceira destas lutas é fundamental para organizar a base em defesa de direitos, prevenção, efetivo seguro, reconhecimento da periculosidade do nosso trabalho e ergonomia. VEJA OS CANDIDADOS/AS QUE O SINDICATO APOIA E INDICA PARA A ELEIÇÃO DA CIPA REDUC:

É preciso fortalecer a CIPA! Para isso, devemos eleger companheiros e companheiras que carregam a experiência desse histórico de lutas juntamente com a renovação daqueles e daquelas que estão se propondo a essa construção. Com princípios e atuação em prol da nossa categoria.

A formação da CIPA é paritária. Onde 9 membros titulares são eleitos pelos trabalhadores e 9 são indicados pela empresa. Por isso, é fundamental que todos os membros eleitos assumam o compromisso com a defesa da saúde e segurança da categoria petroleira, atuem em favor do conjunto dos trabalhadores e tenham disposição para cobrar melhorias efetivas que façam a diferença em nosso dia a dia e trabalho.

Atenção: VOCÊ TEM DIREITO A 9 VOTOS. Use todos os 9, pois a CIPA é paritária. Se você votar em 10 ou mais nomes, seu voto não será válido.

Vamos em frente, por uma CIPA de luta!

Sindipetro Caxias | 01/10/2024