Skip to content Skip to footer

VR/VA: LUTA INICIADA EM CAXIAS DESTRAVA REIVINDICAÇÃO LEGÍTIMA DE OUTRAS BASES EM TODO BRASIL

Logo que a atual gestão do Sindipetro Caxias assumiu (2022), ela encampou enquanto luta da categoria a implementação dos Vales Refeição e Alimentação. Essa reivindicação tinha quase uma década quando ela voltou a ser pauta da base REDUC para o Sindicato. As bases da UTE e TECAM já dispunham do benefício.

Após um ano e quatro meses de discussão sobre a qualidade da alimentação fornecida pela Empresa, finalmente, em julho de 2023, a Petrobras assinou Acordo Coletivo Regional para que trabalhadores/as da REDUC passassem a receber os cartões de refeição e alimentação, os conhecidos VR/VA.

O acordo valeu apenas para a REDUC. Entretanto, a partir da aprovação e também da prorrogação (inicialmente ele valeria por um ano como projeto piloto e foi recentemente ampliado para dois), o Sindipetro Caxias se tornou modelo e exemplo de implementação dessa política alimentar no refino. Assim, desde então, outros Sindipetros espalhados por todo o país iniciaram as conversas com suas bases e também com os representantes da Empresa.

Atualmente, além da REDUC, petroleiros/as da REVAP (São José dos Campos – SP), REPAR (Araucária – PR), REPLAN (Paulínia – SP) e REGAP (Betim – MG) já conquistaram esse direito. Em São Paulo, Cubatão, na RPBC, e Capuava, RECAP, já estão em fase de assembleia para a definição sobre o estabelecimento do VR/VA. No sul, em Canoas -RS (REFAP) e, no nordeste, em Fortaleza – CE (LUBNOR) e Ipojuca – PE (RNEST), as discussões já iniciaram e em breve, o benefício será pauta de assembleia.

O acesso e a qualidade da alimentação são pré-requisitos básicos para que qualquer trabalhador/a possa desenvolver suas tarefas não só com saúde, mas sem a preocupação de ter que cortar gastos para assegurar um mínimo para se alimentar. Nosso acordo preconiza a garantia deste acesso, bem como minimizar os impactos e reflexos da mudança nas bases O exemplo do Sindipetro Caxias é uma inspiração para outros sindicatos, mas também, uma luta para toda a classe trabalhadora, cada vez mais expropriada de seus direitos e que carece de ter seis anseios atendidos nas lutas.

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]