Problema é enfrentado por trabalhadores/as na REDUC, TECAM e UTE
O Sindipetro Caxias tem recebido diversas denúncias de trabalhadores e trabalhadoras que usam o transporte de passageiros da REDUC, TECAM e UTE-TRI. Diante dos relatos dos efeitos negativos da diminuição da capacidade dos ônibus no transporte para o local de trabalho, o Sindicato enviou ofício para a empresa solicitando o retorno dos ônibus grandes e com banheiro e atenção às rotas.
SEGURANÇA E ERGONOMIA
O Sindicato solicitou o retorno dos ônibus maiores como vinha sendo praticado anteriormente e pediu a resolução dos problemas existentes em outras rotas para garantir um transporte seguro e ergonômico para todos e todas. Foi solicitado também a disponibilização de ônibus com banheiro em todas as rotas.
Requeremos no documento atenção à saída e ao itinerário dos ônibus nos dias com problemas relacionados às condições de segurança pública na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
DENÚNCIAS
Ocorrem vários casos onde a empresa 1001 substituiu os ônibus grandes por ônibus pequenos sem aviso prévio. As linhas A-56 (Queimados), A-60 (Recreio) e A-65 (Tijuca) tiveram redução da capacidade, quando trocaram o ônibus grande pelo pequeno.
Existem queixas dos mesmos problemas em outras linhas, como as que fazem os trajetos para trazer trabalhadores/as da Zona Oeste, Zona Norte e Baixada Fluminense. A situação é mais grave ainda nas linhas que não possuem veículos com banheiro.
A linha A-52 Campo Grande chegou a rodar no dia 10/02 com número de passageiros maior que a própria capacidade do ônibus. Uma situação de irregularidade evidente. Felizmente, o problema foi atendido após reclamações dos passageiros e o ônibus disponibilizado voltou a ser o grande, entretanto esse problema também ocorreu em outras ocasiões.
Tivemos um avanço quando a linha A-55 que faz a rota de Piraí, onde houve a substituição da van por ônibus com banheiro. Porém, a linha tem enfrentado um aumento no tempo de deslocamento em função das obras realizadas na Serra das Araras. Então, é importante que permaneça o ônibus com banheiro nessa rota.
O Sindipetro Caxias aguarda a resposta da empresa sobre as questões do transporte da categoria. Acompanhe os canais de Comunicação do Sindicato, em breve teremos atualizações sobre o tema.