Durante três dias, corpo diretor debateu temas relevantes para a categoria sobre a conjuntura política, organização sindical, trabalho de base e unificação das federações
Eleita no início de abril, a nova diretoria do Sindipetro Caxias realizou seminário entre os dias 7 e 9 de maio, com intuito de debater pontos essenciais para a gestão do próximo triênio (2025-2028).
Na quarta-feira, 7, os diretores/as contaram com a participação dos pesquisadores do Ibeps, Sebastião Cacau e Eric Gil Dantas, que falaram sobre conjuntura e a Petrobras; além do companheiro Pablo Bielschhowsky, da Unidade Classista e economista da UFRRJ, com a experiência sindical dos profissionais da educação nos últimos anos.
O dia seguinte, 8, foi preenchido com debates pela manhã e tarde presencialmente, na sede do Sindicato. Pela manhã, uma mesa sobre a Unificação das Federações contou com a presença dos Sindipetros CE/PI, NF e Unificado de SP (filiados à FUP) e os Sindipetros SJC e SE/AL (filiados à FNP) debateu os rumos da luta pela unificação das federações. O debate resultou em uma resolução de convocação de uma Plenária Nacional para organizar a campanha pela Unificação das Federações.
O novo presidente da entidade, Thalles Cahon Leopoldo, abriu a primeira mesa ressaltando a necessidade urgente de unidade entre as federações. Foram destacadas as ações que já foram implementadas na gestão passada, incluindo o plebiscito feito junto à categoria que aprovou a unificação entre FUP e FNP:
“Somente com unidade iremos avançar nas pautas prioritárias da categoria petroleira. Precisamos de uma só mesa de negociação para estarmos mais fortalecidos na luta por direitos e contra os retrocessos.”
Na tarde do mesmo dia, o seminário debateu sobre a percepção dos associados/as o ambiente de trabalho, além da avaliação sobre as políticas, ferramentas e serviços oferecidos pelo Sindicato.
Nessa sessão, também foram trazidas aos diretores pelo pesquisador do IBEPS, Sebastião Cacau, experiências sindicais passadas e presentes, europeias e na América Latina, comparando-as ao modelo nacional e absorvendo o que delas podem ampliar a atuação do Sindipetro nos tempos atuais.
Na data final, esta sexta-feira, 9, a organização sindical e o trabalho de base foram os temas da mesa que contou com apresentação das ações e atividades jurídicas do Sindicato. Além disso, diretores/as responsáveis por áreas como a de Aposentados, Saúde do Trabalhador, Finanças, Formação, Diversidade e Transpetro também dividiram com o corpo diretor as funções e expectativas em suas frentes de atuação.
Ao final do seminário, foram aprovadas resoluções de conjuntura, movimento petroleiros e organização sindical. A atividade foi intensa e formativa, revelando cenários, integrando a diretoria e apontando o sentido das ações do Sindicato para o próximo período. Após a atividade, acontecerá também na sede do Sindicato a festa de posse da nova diretoria do Sindipetro Caxias, com a presença da categoria, movimentos sociais e entidades de classe.
SINDIPETRO CAXIAS | 09/05/2025