Skip to content Skip to footer

Paralelepípedos soltos na REDUC representam mais um risco à segurança

O Sindipetro Caxias recebeu novo alerta da categoria sobre as precárias condições das vias internas da Refinaria Duque de Caxias (REDUC). Além dos buracos, afundamentos e desníveis já denunciados anteriormente, trabalhadores(as) chamam atenção para o risco iminente de projeção de paralelepípedos soltos, que podem atingir veículos e pedestres, provocando acidentes.

Segundo o relato recebido, blocos de paralelepípedo estão soltos em diversas ruas internas da REDUC, agravando ainda mais o risco de deslocamento para os motoristas. ‘A condição representa uma ameaça potencial de acidentes por estilhaçamento ou lançamento desses blocos com o movimento dos veículos’. A denúncia aponta ainda que o problema já foi levado à gestão, mas não foi dado o devido tratamento. Reforçando uma postura que leva ao descaso da empresa com as condições de segurança da categoria.

Além da nova denúncia, permanecem os problemas estruturais já apontados:

  • Rua 25A – Próximo ao TQ-466: paralelepípedo solto e afundamento de solo;
  • Pontilhão da Rua 19: desnível entre o pontilhão e a rua;
  • Av. C com Rua 15: afundamento de solo;
  • Av. M com Rua 19 (próximo aos TQ-509 e TQ-517): afundamento de solo;
  • Pontilhão da Rua 21, entre Av. C e D: afundamento de solo;
  • Pontilhão da Rua 24, entre Av. C e D: afundamento de solo.

Perigo também para quem anda a pé!
As calçadas das avenidas C/D e M/N continuam irregulares e com desníveis, dificultando a locomoção dos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente aqueles e aquelas de empresas terceirizadas, pois se deslocam a pé. A falta de manutenção adequada do calçamento aumenta o risco de quedas e torções.

O Sindipetro Caxias tomará as medidas necessárias para garantir a segurança da categoria e reforça a cobrança por ações imediatas e concretas. São elas:

  • Retirada e fixação segura dos paralelepípedos soltos;
  • Plano emergencial de tapa-buracos em todas as vias críticas;
  • Reconstrução das áreas com afundamento de solo;
  • Sinalização eficaz nas áreas em manutenção ou com risco de acidente;
  • Apresentação – à CIPA e ao Sindicato – de um cronograma permanente de manutenção preventiva das vias internas.

SINDIPETRO CAXIAS | 04/08/2025

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]