Skip to content Skip to footer

Sindipetro Caxias denuncia uso abusivo do Banco de Horas no setor ISC

O Sindipetro Caxias recebeu denúncias de que a gestão do setor ISC vem praticando uso abusivo do Banco de Horas, em desrespeito ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Segundo relatos, trabalhadores têm sido pressionados a tirar folgas compulsórias para reduzir o saldo de horas acumuladas. A medida teria como objetivo impedir que usufruam do pagamento anual do Banco de Horas, previsto no ACT e tradicionalmente realizado no mês de janeiro.

Para o sindicato, essa prática representa uma manobra clara para descumprir uma obrigação firmada em negociação coletiva, prejudicando diretamente os trabalhadores. Além de desvirtuar o sentido original do Banco de Horas, a medida configura grave desrespeito ao ACT, o que não será aceito pela entidade sindical.

Diante dessa situação, o Sindipetro Caxias enviou ofício à empresa, exigindo:

  1. A imediata cessação das folgas compulsórias impostas aos trabalhadores;
  2. O cumprimento integral do ACT, com garantia do pagamento anual do Banco de Horas em janeiro;
  3. A abertura de um diálogo transparente com o sindicato sobre a gestão do Banco de Horas, evitando novas arbitrariedades.

O Sindipetro destaca que casos como este apenas reforçam a luta pelo fim do Banco de Horas no ACT, uma reivindicação histórica da categoria.

SINDIPETRO CAXIAS | 25/09/2025

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]