Diretores do Sindipetro Caxias participam em Brasília, nesta segunda-feira (10), de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal que tratará dos riscos da exposição ao benzeno no ambiente de trabalho. Assista ao vivo, a partir das 9h: https://www12.senado.leg.br/tv/plenario-e-comissoes/comissao-de-assuntos-sociais/2025/11/ao-vivo-cas-promove-debate-sobre-os-riscos-da-exposicao-de-trabalhadores-ao-benzeno
A reunião foi convocada a partir de requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS), que chama atenção para a gravidade do contato com essa substância altamente tóxica e cancerígena. De acordo com parlamentar, os trabalhadores mais expostos são aqueles que atuam em processos de manipulação, produção, transporte ou utilização de derivados do petróleo, solventes e compostos químicos industriais.
Além dos sindicatos, também foram convidados representantes do Ministério da Saúde, do Ministério Público do Trabalho e da Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Fenepospetro).
A presença do Sindipetro Caxias na audiência reforça o compromisso do sindicato com a luta pela saúde e segurança da categoria, especialmente dos petroleiros que convivem diariamente com substâncias perigosas como o benzeno. LEIA AS NOTÍCIAS SOBRE O BENZENO: https://sindipetrocaxias.org.br/tag/benzeno/
Essa agenda em Brasília integra uma série de ações que o sindicato vem promovendo para fortalecer o debate sobre prevenção e proteção dos trabalhadores. Entre as iniciativas recentes estão o seminário “Benzeno mata: petroleiros debatem saúde e segurança”, e o evento “Benzeno e cancerígenos: avançar na proteção da saúde dos trabalhadores”, realizado na Fundacentro, em São Paulo, com participação ativa de dirigentes da categoria.
Para participar online da Audiência, acesse: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=36607
