Até a última semana, oito municípios fluminenses já estavam com 100% dos leitos de UTI ocupados, segundo números do painel de monitoramento da Covid-19 do estado. Com avanço da variante Delta, Rio de Janeiro bate recorde de casos em 2021.
O aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI é registrado tanto na rede pública quanto na privada do estado. Segundo a Associação de Hospitais Privados do Estado do Rio, a procura por atendimento em razão da pandemia saiu de 30% para 40% nos últimos 15 dias. Na semana passada, 60 novos leitos da rede municipal foram reabertos na capital. Hoje, o percentual no município é de 95% de ocupação.
De acordo com estudos, esta alta nos números da COVID-19 está relacionada diretamente com a nova variante Delta, que é muito mais transmissível. Uma a cada 7 pessoas mortas por coronavírus por dia no Brasil, é do estado do Rio. Foram 748 óbitos em território fluminense ao longo de sete dias.
A direção do Sindipetro Caxias alerta que todos devem manter a vigilância e os cuidados com relação ao coronavírus. Usem a máscara corretamente, higienizem sempre as mãos e mantenham o distanciamento seguro. Aqueles que tomaram a primeira dose devem retornar ao posto no tempo certo para tomar a segunda dose. Vacinas salvam vidas.