Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Agradecimento das ações solidárias

Desde o início da quarentena, no mês de março, o Sindipetro Caxias vem cumprindo seu papel social não apenas com sua categoria na distribuição de máscaras de pano e frasco de álcool em gel pequenos de bolso, como forma de ajudar os petroleiros e petroleiras nessa árdua tarefa de trabalhar e se cercar de cuidados diante de um vírus letal que já vitimou mais de 36 mil brasileiros e mais de 400 mil habitantes na terra, sem presidente e nem governo para combater essa pandemia.

Os mais pobres do nosso país tem sofrido muito com a falta de assistência do governo federal e o sindicato, em nome de toda categoria que representa, já distribuiu centenas de cestas básicas representando mais de 3,8 toneladas de alimentos para os desfavorecidos e famílias pobres em nosso estado, principalmente na região de nossa base em Duque de Caxias, e permaneceremos nesta corrente de solidariedade junto com os movimentos sociais parceiros de longa data do Sindipetro Caxias:

• AERJ – Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro – Foram distribuídas cestas básicas para a campanha Merenda Solidária, que contemplou mais de 140 famílias de estudantes das comunidades da Zona Sul (Vidigal, Cantagalo e Santo Amaro), Centro (Fallet, Coroa, Providência), Zona norte (Tijuca, Alemão, Maré, Manguinhos, Vigário Geral, Jacaré, Todos os Santos, Rocha, Costa Barros, Anchieta, Acari, Honório Gurgel), Zona Oeste (Jacarepaguá, Bangu, Santa Cruz, Guaratiba, Vintém e Realengo). Além disso, Estamos realizando entregas na Baixada Fluminense (Belford Roxo, Caxias e São João de Meriti) e nas comunidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo. Nessa ação, são entregues um Kit de cesta básica e um kit de limpeza, além da  distribuição de 150 máscaras.
  • MLB – Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – Contribuindo com a REDE SOLIDÁRIA, projeto que ajuda famílias sem-teto durante a quarentena. O MLB organiza há vários anos centenas de famílias sem-teto no Rio de Janeiro para lutar pelo direito humano de morar dignamente. A maioria dessas famílias é chefiada por trabalhadores informais e, por isso, são as primeiras a sofrerem as consequências econômicas da quarentena decretada devido à crise do Coronavírus.

“Nós do MLB, em nome das 55 famílias que receberam a cesta básica doada pelo Sindicato queremos agradecer mais essa demonstração de solidariedade que se faz extremamente necessária!”

• Associação de Moradores da Matinha (Morro do Turano – Rio Comprido) – Morro do Turano que abriga sete favelas na zona norte do Rio, com cerca de 100 mil habitantes. A Matinha é uma parte dessa grande comunidade e atende 20 mil moradores o Sindipetro Caxias fez doações de 15 cestas básica.
  • Comunidade Shalom Rio – Abrigo Sagrados Corações de Jesus e Maria – A Comunidade mantém um abrigo que acolhe idosas abandonadas. São oferecidos serviços de assistência social e oficinas de artes em Vigário Geral, Rio de Janeiro. Entregamos cestas básicas e material de limpeza.
  • Sindicato de Tralhadores e Tralhadoras Domésticas do Município do Rio de Janeiro – Sindipetro Caxias doou 120 Kg de alimentos e doará mais durante a pandemia. As trabalhadoras domésticas precisam de nossa ajuda. São elas que cuidam de nossas casas, para que nós possamos cuidar da energia que move o país. Muitas delas estão sem receber seus salários ou foram demitidas sem nenhuma assistência do patrão.
  • MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Há uma comunidade no bairro Amapá em Duque de Caxias onde são famílias no direito constitucional de ter onde morar e se organizarem e produzirem alimentos livre de agrotóxico e assim ajudando quem precisa neste momento onde a fome aumenta em nosso estado e em todo Brasil. Sindipetro Caxias apoia essa causa e forneceu mais de 20 cestas básicas a essas famílias que estão se estabelecendo e tentando se consolidar nesta região produzindo e alimentando de forma saudável a população.