Mais de 1000 petroleiros estiveram presentes em Ato Nacional convocado pelas entidades que integram o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros – FUP, FNP, Conttmaf, Fenaspe e Ambep – nesta quarta-feira, 13, em frente ao Edifício Senado (Edisen), sede da Petrobrás no Rio de Janeiro. A mobilização teve como objetivo pressionar a Petrobrás a pagar suas dívidas com os planos Petros PPSP R e NR para acabar com os Planos de Equacionamento da Petros (PEDs) que comprometem parte significativa da renda dos aposentados há 8 anos.
Em uma demonstração de força e união, centenas de aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa da Petrobrás de diversas partes do país, de norte a sul, marcaram presença na manifestação. Somente nas bases da FUP, foram mais de 13 ônibus que partiram em caravanas. A participação foi reforçada pelos trabalhadores de Duque de Caxias que estiveram presentes em peso.
Os manifestantes expressaram a urgência de uma solução definitiva para o problema que afeta milhares de trabalhadores. “O compromisso do movimento sindical tem que ser levantar essa bandeira mais alto para que tenha uma solução o quanto antes. A presidente Magda tem que ajudar a Petrobrás a aportar o dinheiro que é necessário para que sejam pagas essas dívidas para que as pessoas possam voltar a ter dignidade e respeito. Vamos precisar arrancar essa conquista unificando a categoria petroleira. Esse é o caminho que mostra o tamanho da indignação e da força que a gente precisa pra mostrar as maldades que foram feitas e reconstruir a Petrobrás, colocando-a a serviço do povo brasileiro.” ressaltou o presidente do Sindipetro Caxias, Thalles Leopoldo.
A proposta defendida pelos participantes é que a Petrobrás avance na definição de um acordo judicial que viabilize um novo plano de previdência equivalente ao atual, mas sem os pesados descontos dos PEDs, que hoje chegam a consumir um terço dos benefícios dos aposentados e pensionistas.
A proposta foi construída ao longo dos últimos dois anos, tanto no GT Petros, quanto na Comissão Quadripartite – formada pelos representantes dos participantes e assistidos (FUP, FNP, Conttmaff, Fenaspe e Ambep), da patrocinadora (Petrobrás), da Petros e dos órgãos governamentais (Sest e Previc). Os trabalhadores agora aguardam a aprovação do plano construído por todas entidades pelo Tribunal de Contas da União (TCU), assim como a definição da Petrobrás pelo valor que será aportado, para assim definir qual rumo esta luta deverá tomar.

Parte da delegação de Duque de Caxias se uniu para tirar foto no ato. Sindicato disponibilizou transporte para quem necessitou.