Nas últimas semanas, diversos acidentes acarretaram em traumas para trabalhadores próprios e terceirizados, principalmente com queimaduras e lesões provocadas por quedas. Além disso, outros eventos como incêndios e vazamentos também foram registrados na Refinaria.
O Sindipetro Caxias exige que a empresa garanta condições seguras de trabalho em todas unidades operacionais e realize melhorias nos acessos, passagens e escadas, de forma a mitigar a possibilidade de acidentes. Cobramos da gerência firme atuação preventiva contra a exposição a agentes químicos, recomposição do efetivo de trabalho, treinamentos adequados e atenção para as condições de organização do trabalho que criem cenários com maiores riscos, além do fim da não notificação ou subnotificação de acidentes.
Veja a lista dos últimos acidentes ocorridos na REDUC:
Trabalhador lesiona ombro após queda na U-1720
Na manhã do dia 27/06 ocorreu acidente na unidade U-1720.
O trabalhador sofreu lesão no ombro após queda em escada.
O acidente foi classificado como “sem afastamento” apesar do trabalhador ter que ficar afastado em decorrência da realização de cirurgia no ombro.
Queda na U-2200
No dia 06/07, por volta das 4h da manhã , técnico de operação sofreu trauma no ombro esquerdo, na área da U-2200. Durante a ronda operacional, ocorreu queda da própria altura após aproximação de capivara na direção do trabalhador dentro da área da unidade.
Queimadura em acidente na desmontagem da U-1240
No dia 08/07, por volta das 15:30, durante o descomissionamento (desmontagem) da U-1240, ocorreu um acidente que vitimou alguns trabalhadores na REDUC. Dois trabalhadores terceirizados sofreram queimaduras, sendo um deles com situação mais grave. O incêndio foi debelado pelas equipes do local e pelo operador que acompanhava a atividade. Durante o combate, o operador sofreu queda em uma escada, vindo a contundir o joelho.
Queimadura com condensado no TE/ML
No noite do dia 12/07 ocorreu na proximidade do vaso 5801 D, acidente com condensado que resultou em queimadura no braço e ombro do operador do TE/ML. Esse acidente também foi classificado como “sem afastamento”
Incêndio na Rua 9-A
No dia 15/07 o ocorreu incêndio na pipeway, próximo da unidade U-1620, na rua 9-A. A equipe de combate ao incêndio atuou controlou a situação, onde havia chama de cerca de 5m de altura.
Vazamento de H2S na U-2300
No dia 15/07, após atividade de drenagem realizada na unidade U-2300 houve vazamentos de H2S que alarmou os sensores e a CCL da U-2700 precisou ser evacuada. Segundo relato, a ocorrência durou em torno de 15 min.