Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CHEGA DE ACIDENTES NA REDUC!

O crescimento do número de acidentes da Refinaria de Duque de Caxias mostra a necessidade de investimentos em segurança, planejamento, manutenção, equipamentos e treinamento no local.

Nos últimos meses, tivemos um aumento alarmante no número de acidentes na REDUC, com lesões de trabalhadores ou ocorrências alto potencial.

Além disso, a categoria enfrenta o problema da subnotificação de acidentes que são classificados de forma equivocada, registrados como não apropriável ou sem afastamento. Outros acontecimentos sequer são notificados, o que causa a falta de apuração das situações que levaram a esses casos e a falta ainda da análise da abrangência para sistemas e equipamentos semelhantes.

Abaixo, apresentamos uma lista dos últimos acidentes ocorridos, e pedimos que a categoria petroleira entre em contato com o Sindicato para informar outros fatores relevantes para a prevenção de acidentes na refinaria.

Você pode acessar a ferramenta de denúncias no site do Sindipetro Caxias. CLIQUE AQUI!

CONFIRA A LISTA DE ACIDENTES:

14/08: Lesão no joelho após acidente com veículo na Avenida C com Rua A, próximo a U-1250.

25/08: Após dia de chuvas, foram registrados dois casos de incêndio em tubovias da REDUC. Ambos não deixaram feridos, porém ligam alertas sobre as condições estruturais e de segurança das instalações.

28/08: Caldeireiro sofre queimaduras por contato com resíduo de vácuo na U-1210 em atividade de montagem de andaime.

29/08: Incêndio no canteiro da empresa Locar. Dois trabalhadores sofreram queimaduras após a limpeza de uma grelha.

29/08: Uma garrafa de reagente, com solução preparada com ácido, estourou dentro do armário de amostras no Laboratório de REDUC. Foi necessário evacuar o local. Ninguém se feriu, embora ocorrência de relatos de mal-estar no local.

04/09: TO sofre queda na U-1326 ao transitar pela estação de recebimento do produto. O local estava com o piso com acúmulo de água e soda cáustica, porque a canelata estava obstruída há tempos e não foi feito a limpeza solicitada.

14/09: Pintor do consórcio Osmose ao se deslocar em acesso na tubovia, próximo da Rua 06 com Av. D, pisou em uma pedra e precisou ser atendido após sentir dores no tornozelo direito.

19/09: Trabalhador do Consórcio Osmose sofreu queimadura quando a mangueira de acetileno se soltou da válvula corta-chama, originando flash que atingiu seu rosto. Acidente ocorreu com a utilização do conjunto oxi-corte para fazer a perfuração de uma chapa no Tanque 02 (sul).

Para que estas situações de insegurança não se transformem em casos ainda mais graves, é fundamental tratar com a máxima seriedade os perigos a que estamos expostos. A falta de investimento na refinaria ao longo de vários anos, combinada com diminuição drástica do efetivo, criou um cenário de acúmulo de pendências e demandas urgentes de segurança.

O Sindipetro Caxias cobra para que a gestão da REDUC crie condições seguras de trabalho, atue para reforçar os investimentos em saúde e segurança na REDUC e trate os problemas apontados pela categoria. É urgente que a empresa garanta os direitos de atuação dos cipistas e investigação dos acidentes para localizar e corrigir os erros que causam as situações inseguras para os trabalhadores e trabalhadoras.

Chamamos nossa base a ficar alerta e reportar para o Sindicato de forma preventiva qualquer desvio que possa gerar acidentes e doenças ocupacionais. Use o nosso canal de denúncias!