Um assunto que tem gerado muita insatisfação entre os trabalhadores e trabalhadoras são os cursos que a Petrobrás exige. Qualquer tipo de treinamento não está previsto no O&M (Organização e Método). A exigência para que a categoria faça o curso tem descumprido o próprio estudo que a empresa realizou. E que o SindipetroCaxias é contra.
A Norma Regulamentadora 1 – DISPOSIÇÕES GERAIS EGERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS – estabelece algumas regras para cursos na modalidade EAD ou SEMIPRESENCIAL. O anexo 2, item 4.4, por exemplo, traz o seguinte: “O período de realização do curso deve ser exclusivamente utilizado para tal fim para que não seja concomitante com o exercício das atividades diárias de trabalho.”
Sendo assim, a empresa tem desrespeitado a NR-1, gerado muita insatisfação, tanto pelo descumprimento da norma, quanto pelo assédio por parte dos gestores para que a prática abusiva continue.
A direção do Sindipetro Caxias tem cobrado a regularização dessa situação. No turno, os cursos e treinamentos não podem ocorrer contando para o posto de trabalho. É necessário que tenha efetivo sobrando nos grupos para a realização dos cursos e treinamentos.
Fiquem atentos aos informes do Sindicato para mais informações sobre o tema.
SINDIPETRO CAXIAS | 17/04/2024