O Sindipetro Caxias tem recebido diversas denúncias de setores que estão tratando de forma irresponsável e negligente os treinamentos da Refinaria Duque de Caxias (REDUC).
Tem sido adotada uma postura de pressionar os trabalhadores a realizarem treinamentos ao mesmo tempo em que estão fazendo parte do efetivo mínimo de segurança.
Em função da falta de efetivo na REDUC, ao deslocar para trabalhador realizar treinamento enquanto está contando para número mínimo de sua respectiva unidade cria uma situação de insegurança. Pelo fato de muitas unidades contarem apenas com número mínimo, essa prática tem grande potencial de risco ao retirar pessoal de trabalhos críticos para segurança das pessoas e das instalações.
A pressão para realizar esses treinamentos enquanto se está no posto de trabalho, ocorre também para que não sejam geradas novas horas-extras que influenciam nos indicadores das gerências. Com isso, não se permite que o trabalhador realize o treinamento na folga recebendo hora-extra e nem o deslocamento de profissional de outro horários para cobrir esse período de treinamento.
NR-1: A LEI É CLARA
De acordo com a NR-1, em sua seção 1.5.4.1, é obrigação do empregador:
“1.5.4.1 O empregador deve promover capacitação e treinamento dos trabalhadores, em conformidade com o disposto nas NR.”
1.5.4.2 A capacitação deve ocorrer durante a jornada de trabalho, sem ônus para o trabalhador, e ser realizada por profissionais com comprovada proficiência no conteúdo a ser ministrado.”
Luta contra o O&M
Em 2017 foi feito um “estudo” na REDUC, chamado de “Organição e Métodos”, que reduziu os postos de trabalho na REDUC em função, ao anotar o tempo para realização de determinadas tarefas distribuídas para equipes. Além de ter sido realizado de forma arbitrária, ignorando aspectos importantes da rotina operacional e do atendimento às emergências, o O&M não previu tempo necessário para realização de treinamentos durante a jornada. A forma como esses treinamentos tem sido efetuados viola as normas e padrões da própria empresa.
O próprio RH já afirmou disponibilizar locais reservados para correta prática dos treinamentos e que a realização no posto é irregular.
Temos questionado também a cobrança para realização como o de “Homens Aliados” em tempo curto, sem que a empresa dê condições para realizado do curso e com casos de ameaça de impacto no Gerenciamento de Desempenho de quem não fizer.
Por isso, solicitando que a gestão
garanta condições seguras e adequadas para realização de treinamentos na REDUC.
SINDIPETRO CAXIAS | 08/07/2025