Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Desemprego e fome causam revolta a trabalhadores na REDUC

No dia 2 de agosto, cerca de 100 trabalhadores procurando por uma vaga de emprego, fecharam os portões da REDUC exigindo oportunidades na Parada de Manutenção (PM) da U-1250, que estava prevista para Outubro/21, mas foi prorrogada para ano que vem.
Estes trabalhadores somam-se aos quase 15 milhões de desempregados no Brasil, um verdadeiro caos que se intensifica a cada dia deste governo fascista que está no poder.
A Direção do Sindipetro Caxias entendendo que a luta dos companheiros é necessária, conseguiu uma reunião com Gerente Geral da REDUC, no mesmo dia, que contou com a participação do presidente do SITICOMMM, que representa os trabalhadores contratados pelas empresas privadas, para debater os reflexos da miséria que chega com força em nossa região e a importância da REDUC na vida das pessoas que vivem nas proximidades.
De acordo com o gerente, o motivo da postergação da parada de manutenção é a dependência de algumas válvulas importadas que somente chegarão no início do ano que vem e a abertura de novos contratos para manutenção dos “pipe-ways”, que irão gerar mais empregos na REDUC.
A Direção do Sindipetro Caxias solicitou que a Petrobrás, como empresa que tem o Governo como seu maior acionista, tenha Responsabilidade Social com a comunidade no entorno da sua base em Duque de Caxias – que realize projetos que priorizam as necessidades sociais da região.
A Responsabilidade Social deveria representar um compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o seu desenvolvimento econômico, promovendo, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e da comunidade local.
No dia 06 de agosto, aconteceu uma nova reunião entre o gerente responsável pelos Contratos de Manutenção, o presidente do SITICOMMM – Mazinho e o vereador de Duque de Caxias, Sandro do Sindicato, para pressionar a priorização dos trabalhadores da comunidade local nos processos seletivos das paradas de manutenção, bem como, formas de ajuda para diminuir os reflexos da miséria.
A próxima reunião está marcada para o dia 6 de setembro.
A Direção do Sindipetro Caxias sabe que as paradas de manutenção são importantes fontes de renda para a comunidade local, mas ressalta a importância de protocolos de segurança para proteger a saúde e vida dos companheiros, principalmente em meio a pandemia do coronavírus que já matou mais de 570 mil brasileiros e companheiros da nossa base.
O Sindicato tem trabalhado para o retorno do teste antígeno, fornecimento de equipamentos de proteção, como máscaras PFF2 e álcool 70%.