Skip to content Skip to footer

Em meio a greve dos educadores, Câmara do Rio aprova PLC 186

Votação aconteceu em meio a ação violenta da polícia contra professores, mas a luta continua!

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou na noite de ontem, terça-feira (03), em 1ª votação, o Projeto de Lei Complementar nº 186/2024, que ataca os direitos dos profissionais de educação, com retrocessos na contagem da hora-aula, na Licença Especial, férias, além de enfraquecer o serviço público. O projeto recebeu 31 votos a favor e 15 contrários, mesmo já tendo sido decretado ilegal pelo STJ quando tentaram implementar o mesmo no Paraná.

Durante a votação, professores e apoiadores que manifestavam pacificamente contra a PLC em frente à Câmara de Vereadores foram atacados violentamente pela Polícia Militar com bombas de efeito moral e gás lacrimogênio. O Sindipetro Caxias participou do ato e fez imagens da brutalidade de uma prefeitura antidemocrática que está usando de todos os meios para sucatear a educação no município, sem negociar com o SEPE-RJ. Um desrespeito profundo com educadores, alunos da rede e a educação.


Veja quem são os vereadores e vereadoras que votaram a favor do pacote de maldades de Eduardo Paes, o PLC 186:

Esta é a lista dos vereadores e vereadoras que juntamente com o prefeito ficarão marcados na história como INIMIGOS DOS SERVIDORES E DA EDUCAÇÃO. Infelizmente vereadores do PT, eleitos com muitos votos dos educadores, compactuaram com o ataque à educação.


A LUTA CONTINUA! O PLC tem previsão de votação em 2ª discussão para amanhã, quinta-feira (5), junto com o debate das emendas. O SEPE-RJ se reuniu hoje (4) com os educadores em nova assembleia de greve, na quadra da São Clemente e decidiram pela continuidade da greve nas escolas municipais do Rio. Após a assembleia, a categoria decidiu fazer um ato na prefeitura, para buscar uma audiência com a Secretaria Municipal de Educação (SME).


A plenária aprovou o seguinte calendário de lutas:

Quinta (5/12) – 14h: vigília na Cinelândia para acompanhar a segunda votação do PLC 186;
Sexta (6/12): assembleia geral, às 10h. O local ainda será confirmado.

A luta é por dignidade! Contra a economia neoliberal de Eduardo Paes que quer esgotar educadores já sofridos. O Sindipetro Caxias está junto do SEPE-RJ na luta pela educação! Não há dúvidas que todos os retrocessos trazidos da PLC 186 fazem parte de um projeto de sucateamento da educação. Todo nosso apoio aos professores e professoras do Rio. Continuaremos firmes na luta!

FAKENEWS DE PAES: ENTENDA A RETIRADA DE DIREITOS NA HORA-AULA

É fakenews de que o professor ganha por 40 horas, mas não quer trabalhar 40 horas. Uma mentira! A falácia apenas exclui uma série de tarefas realizadas pelos educadores que vão além do momento em sala de aula, mas que são indispensáveis para o aprendizado. São elas:

– Planejamento de aula;

– Criação de aulas adaptadas para alunos ou turmas;

– Desenvolvimento de trabalhos, testes e provas;

– Correção dos trabalhos, testes e provas;

– Preenchimento de documentações pedagógicos;

– Atendimento de alunos e responsáveis.

A prefeitura quer aumentar a carga horária na sala de aula, diminuindo o tempo para realizar as atividades listadas. Paes tem que aumentar o salário dos educadores, pois eles já realizam parte dessas atividades fora do horário de trabalho, ou seja, sem receber. Os professores estão adoecendo com essa sobrecarga. Hoje, para se manter trabalham em 2, 3 ou mais escolas e ainda trabalham em casa para cumprir tarefas imprescindíveis para o desenvolvimento dos alunos – sem receber.

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]