Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

FUP e ANAPETRO elaboram documentário sobre preço dos combustíveis

Vídeo mostra a verdade sobre a política de preços da Petrobrás, que levou o Brasil a ter a gasolina mais cara do mundo e o gás de cozinha chegando a custar R$ 140,00 em algumas regiões do país

Ao abastecer o tanque do carro com 35 litros gasolina, o brasileiro já compromete 25% do salário-mínimo, enquanto em países como Estados Unidos, Itália e Argentina, esse percentual fica entre 3% e 6,2%.
Essa é uma das informações que constam no documentário “A mentira como combustível. A verdade sobre a Petrobrás”, lançado no início do mês nas redes sociais da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobrás (Anapetro).

O objetivo é explicar aos brasileiros, de maneira didática, o real motivo dos sucessivos reajustes dos preços dos combustíveis. Atualmente, o litro da gasolina ultrapassa R$ 7 e o botijão de gás de 13 litros chega a R$ 140, em alguns estados.
“A gestão atual da Petrobrás serve hoje o mercado financeiro. E o mercado financeiro não ouve o choro da criança com fome, não ouve a dona de casa que não tem dinheiro para comprar o seu botijão de gás e se queima ao usar a lenha para cozinhar”, comenta o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar, um dos participantes do documentário, que tem cerca de 20 minutos de duração e está disponível no canal do Youtube da FUP, da Anapetro e Sindipetro Caxias.