Skip to content Skip to footer

HISTÓRICO

O plano Petros foi criado em 01/07/1970 e é administrado integralmente pela estatal, através dos Conselhos Administrativo e Fiscal.

Nossa busca hoje e sempre é para que participantes e assistidos não podem sejam penalizados pela situação deficitária dos Planos Petros (PP2, PP3, PPSP 1) do Sistema Petrobrás.

As entidades* representativas dos participantes e assistidos se uniram no Fórum em Defesa dos Participantes da Petros pelo Fim dos Equacionamentos e para que a Petrobrás pague o que deve a Fundação. Assim, aposentados, aposentadas e pensionistas poderão receber valores dignos pelos anos de trabalhos na construção da estatal.

Em 2018, o Grupo de Trabalho da Petros (GT Petros*), criado por força de Acordo Coletivo da categoria, apresentou estudos técnicos e uma proposta alternativa para equacionar o PPSP 1, que garante a sustentabilidade do plano e reduz o valor das contribuições extraordinárias pagas pelos participantes e assistidos.

Mesmo assim, “a Petrobras, surpreendeu a todos apresentando como alternativa algo que é muito pior do que a categoria tem. Então, não aceitamos o Plano Petros 3 e queremos que a Petrobras implemente as propostas que foram construídas em conjunto no grupo de trabalho, pois são adequadas e necessárias para garantir a sustentabilidade do Plano Petros 1, assim como a sustentabilidade da própria fundação”, afirmam as entidades.

Para elas, a fundação Petros é um patrimônio dos petroleiros e não da Petrobrás e a categoria tem total interesse em preservar e assegurar que esse patrimônio cumpra o seu papel, que é garantir o pagamento das aposentadorias e dos benefícios dos aposentados e pensionistas do Plano Petros 1.

Entidades | GT Petros:
Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
Federação Única dos Petroleiros (FUP)
Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep)
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf)
Federação das Associações de Participantes de Fundos de Pensão, Anistiados, Empregados e Ex-Empregados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe)