Sindicatos debateram com a gestão da Petrobrás planejamento estratégico, planos de adeuqações de efetivo e mobilidade interna.
Sindicatos pautaram temas como a recuperação de ativos, retorno da Cia como uma empresa nacional e integrada, revinidicando ações como o retorno ao Nordeste e ao mercado de distribuição, recuperação do efetivo do Sistema Petrobrás, incluindo as subsidiárias, principalmente para atividades críticas, solução para a questão dos empregados transferidos, dentre outros.
Em resposta, a empresa apresentou um planejamento extretamente lento e tímido de recomposição do efetivo, embora tenha colocado a necessidade de grandes expansões da Cia, o que é uma contradição na opinião dos sindicatos presentes. Ainda assim, segundo o RH, discutir o O&M não estava no horizonte de discussão deste fórum.
Houve grande descontentamento do movimento sindical diante desta posição, sendo duramente criticada esta posição e solicitada reconsideração deste planejamento para sequência deste fórum, cobrando urgência e uma estratégia mais arrojada de contratação.
O Sindipetro Caxias e os demais sindicatos da FUP e FNP seguirão pautando as necessidades fundamentais da categoria neste fórum, buscando soluções para estes problemas urgentes da categoria