Estão abertas as inscrições para a Oficina de Saúde Mental e Trabalho oferecida pelo Sindipetro Caxias, Sindipetro-RJ e Sindipetro-NF em parceria com a Fiocruz. O curso é gratuito e aberto para todos os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás e de empresas privadas das unidades operacionais e administrativas da indústria de petróleo e gás no Estado do Rio de Janeiro.
No Sindipetro Caxias a Oficina de Saúde Mental acontece no dia 28 de novembro, de 9h às 16h, na sede do Sindicato.
No dia 09/12 a oficina será realizada no Sindipetro-RJ, e dia 23/11 no Sindipetro-NF.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNy35SxAb8raUncSNAS4FxJ2AGF1yu9sYQylQmc6o6jGbLYw/viewform
A oficina faz parte da pesquisa “Saúde mental e trabalho na indústria de petróleo e gás,” desenvolvida por pesquisadoras do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp), da Fiocruz, sob a coordenação da pesquisadora Luciana Gomes.
O objetivo principal da pesquisa é analisar a relação entre o trabalho e a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras na indústria de petróleo.
As informações relacionadas à privacidade dos respondentes serão mantidas em caráter confidencial, visto que qualquer dado ou elemento que possa identificá-los serão omitidos.
Na oficina serão apresentadas a síntese dos resultados, observações e interpretações sobre a relação entre sofrimento e organização do trabalho produzidas na primeira fase da pesquisa. A expectativa é a de que haja manifestações de concordância ou discordância com os resultados apresentados.
Saúde Mental dos Transferidos e Transferidas:
O Sindipetro Caxias em parceria com Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e a Fiocruz elaboraram um formulário para apurar os dados de saúde e as condições que os transferidos compulsoriamente de outros estados têm enfrentado desde que vieram trabalhar nas bases de Duque de Caxias – REDUC, TECAM e UTE.
A reunião desses dados possibilitará uma atuação mais assertiva do Sindicato na luta pelos direitos dos transferidos junto à empresa. Sendo assim, a participação de todas as pessoas prejudicadas com a diáspora promovida pelo Sistema Petrobrás é indispensável.
Veja aqui o formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeXjAZc3VZ1X2bVK1n7TqP0som-vclGJAbBDs0PZa9KSeCN0g/viewform?usp=sharing
A participação e a divulgação do formulário e do curso são muito importantes para que a maior quantidade de trabalhadores e trabalhadoras possam se beneficiar das oportunidades de cuidado com a saúde mental.i